As perspectivas para a segunda safra de milho são positivas em razão do bom calendário de plantio no Centro-Oeste.
A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.
Tendência do clima
Produtoras rurais reportaram ao site Agroclima chuva em várias localidades. Veja a baixo a foto e vídeo da produtora Débora Cristina, de Luiziania (PR).
Foto e vídeo : Debóra Cristina – Luiziania – PR
De acordo com o agrometeorologista, Celso Oliveira, há uma expectativa de chuva intensa neste fim de semana sobre a costa de São Paulo. Essa situação do tempo poderá dificultar os trabalhos de embarque no Porto de Santos e provoca uma situação de alerta para deslizamentos de encostas nas rodovias que levam em direção ao Porto.
Destaque para a queda acentuada de temperatura no Sul e em parte da região Sudeste, marcando o início do Outono. Na próxima terça-feira (22/03) um outro sistema traz chuva forte para o oeste do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai.
Para a costa leste e norte do Nordeste boa parte da Região Norte há previsão de bastante chuva. No Vale do São Francisco, entre Minas Gerais e Bahia, o predomínio é de tempo seco e umidade do solo baixa na divisa deste dois estados, o que aponta um déficit hídrico para as áreas de milho e algodão.
De 25 a 31 de março, a chuva se espalha pelo país. A expectativa é de chuvas mais intensas em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo. Volta a chover em Minas Gerais, inclusive o norte mineiro e o estado do Espírito Santo.
Outono começa com queda de temperatura neste próximo domingo (20), às 12h33, horário de Brasília. No Sul e no leste da região Sudeste, há sensação será de frio.
Pesquise aqui e digite o nome da sua cidade. Saiba como fica a temperatura.
Projeção
A projeção para esta temporada é de uma área plantada 7% maior do que na safra anterior, chegando a 15,7 milhões de hectares, segundo o Rally da Safra.
A expansão poderia ser ainda maior, não fossem os gargalos na oferta de insumos. A estimativa de produção é de 92,2 milhões de toneladas, 51,3% acima da safra passada.
Foto: Istock
Visitas a produtores
Em abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e a realização de eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Luis Eduardo Magalhães (em data a ser definida), Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).
Como monitorar uma safra e sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!