Estiagem e calor reduzem produtividade estimada do arroz

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita do arroz alcançou 36% dos cultivos, outros 47% estão em maturação, 16% em enchimento de grãos e somente 1% ainda está em fase de floração. A produtividade estimada é de 7.800 kg/ha, com pequena redução da inicial, decorrente das condições de estiagem e do calor excessivo durante o ciclo da cultura. A operação deverá ser acelerada, ainda mais, nos próximos períodos, pois aproxima-se rapidamente do fim do ciclo do cereal, com 47% das lavouras em maturação.

 

arroz-valeno

Foto: Istock

 

Feijão

 

Estima-se que 85% da primeira safra de feijão tenha sido colhida. A produtividade estimada atualmente é cerca de 1.100 kg/ha, representando redução de 34% na produção planejada. Já a segunda safra da cultura está com 41% em fase de desenvolvimento vegetativo; 42%, em floração; 14%, em enchimento de grãos; 2%, em maturação; e 1%, colhido. A estimativa de produtividade é cerca de 1.500 kg/ha.

 

Milho silagem

 

A colheita do milho silagem evoluiu para 67% da área cultivada no Estado. A produtividade alcançada é 53% inferior à estimada inicialmente, rendendo cerca de 20 t/ha de massa verde ensilada. O cultivo do milho com essa finalidade apresentou dois comportamentos distintos.

 

As lavouras implantadas no início do período recomendado foram muito afetadas pela estiagem, e houve perdas expressivas na quantidade e na qualidade do material ensilado. As lavouras implantadas a partir do final do mês de dezembro estão em estágios nos quais o retorno das precipitações, permite o pleno desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, mantendo o potencial produtivo.

 

Tendência do Clima 
 

Para as próximas 24h, o ar frio domina o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, com mínimas inferiores a 9ºC  no interior da Região Sul, principalmente neste sábado (26).

 

A chuva avança em direção ao Sudeste e Centro-Oeste. Um outro sistema se forma no decorrer da terça (29) e quarta-feira (30) e há condições novamente para chuva no Sul, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

 

Nos próximos sete dias, há previsão de chuva no norte do Nordeste e Região Norte. Destaque para o tempo fechado e chuvoso que volta a acontecer em Mato Grosso. Goiás, Minas Gerais e Bahia passam por um período mais seco, sendo os dois últimos Estados com estiagem que já dura mais de 30 dias.

 

Na primeira semana de abril, a chuva enfraquecerá sobre a Região Sul, algo que acelerará as atividades de campo. A precipitação mais intensa acontecerá sobre o Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso, norte do Nordeste e Região Norte.  

 

Como monitorar uma safra e sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!