Colheita da soja avança no Oeste da Bahia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Pelo menos 80% da área de 1,7 milhão de hectares ocupada com soja no Oeste da Bahia já está colhida à robustas produtividades de 66 sacas por hectare. Apesar do excesso de chuvas no Oeste Baiano, com registro de mais de 1000 mm distribuídos entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro,  a colheita da soja chega com previsão de mais um ano marcado por altos índices de produtividade. A afirmação é do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

 

Estes números acendem o sinal verde para o sucesso da 16ª edição da Bahia Farm Show, de 31 de maio a 04 de junho em Luís Eduardo Magalhães (BA). Os resultados no campo devem motivar os produtores da região a reforçar os investimentos em maquinários, insumos e tecnologias.

 

soja_Aiba_valendo

Foto: Colheita – AIBA 

 

 

“Estamos preparados para receber todos que queiram adquirir itens para ajudar na lida do campo. Serão mais de 1.200 marcas ofertadas pelos 320 expositores que já confirmaram presença no evento. Além disso, uma programação de palestras técnicas estará contribuindo na disseminação de conhecimento direcionado aos agricultores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que têm no agronegócio, a sua atividade prioritária”, destaca Alan Malinski, diretor executivo da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show.

 

Aliado à expectativa do resultado da safra da soja no Oeste está o último balanço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que reforça a pujança das lavouras regionais. Segundo o relatório, dos dez maiores municípios produtores do grão no Brasil, dois estão na Bahia. Formosa do Rio Preto com 1.619.930 toneladas e São Desidério com 1.462.200 toneladas, ambos no Oeste.

 

O primeiro lugar é de Sorriso (MT) com 2.283.300 toneladas. No rol de culturas regionais que projetam o Oeste da Bahia no cenário nacional do agronegócio, o milho, com área plantada de 247 mil hectares e produtividade média de 170 sacas por hectare; e o algodão, em uma área de 300 mil hectares e produtividades que ultrapassam a 310 toneladas por hectare.

 

“São resultados muito positivos e demonstram o compromisso do agricultor do Oeste da Bahia em produzir cada vez mais otimizando os recursos disponíveis, com responsabilidade ambiental e social. A Bahia Farm Show, nesta edição de retomada, está voltada justamente para oferecer aos produtores o que há de mais avançado em tecnologia e serviços para uma gestão rural eficiente. Os negócios consolidados no evento se reverterão em menos custos e melhores produtividades nas lavouras do Oeste”, antecipa o presidente da feira e da Aiba, Odacil Ranzi.

 

Tendência do clima

 

Nos próximos dias, a chuva continua sobre a Região Sul, com acumulados de 150 mm entre o dia 06 e 12 de Abril. Na tarde do sábado (09) não se descarta ocorrência de granizo no noroeste do Paraná, parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

 

Entre o Espírito Santo e Minas Gerais, há expectativa de um aumento da umidade do solo, nos próximos 7 dias, em virtude da chuva prevista neste final de semana (08,09,10 de Abril).   

 

Entre os dias 15 e 18 de Abril, a chuva diminui bastante no Sul, em parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e volta a cair sobre Goiás, Minas Gerais e Matopiba. A quantidade de chuva ainda é baixa. Entre 19 e 20 de abril, a chuva retorna a Região Sul.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!