De acordo com dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), a colheita do milho verão progrediu 2 pontos porcentuais até o dia 02/05 e chegou a 98% da área plantada. Os trabalhos de campo estão estáveis na comparação anual.
As áreas em condições boas passaram de 54% do total para 47% do total; o porcentual das plantações em situação média representa 40%, ante 36% apontado no relatório anterior; o índice de lavouras em condição ruim, subiu de 10% para 13%. Segundo o Deral, 100% das lavouras estão em fase de maturação.
Foto: Simone Vargas – Campina do Simão- PR
Milho safrinha
O Deral também informou que as condições das lavouras de milho de segunda safra, ou safrinha, se deterioraram no período. O porcentual de lavouras em boa situação caiu de 96% para 92% do total, em condição média, passou de 4% para 7%, e agora 1% das lavouras consta em condição ruim.
As plantações estão nas seguintes fases: desenvolvimento vegetativo (24%), floração (42%), frutificação (32%) e maturação (2%).
Trigo
O plantio de trigo da safra 2021/22 avançou 10 pontos porcentuais na semana e atingiu 13% da área total estimada para o Estado. Na comparação anual, a semeadura está 7 pontos porcentuais adiantada. Das lavouras plantadas, 100% permanecem em boa condição. Do total, 77% estão em germinação e 23% em desenvolvimento vegetativo.
Tendência do Clima
A partir desta sexta-feira (06), não há mais condições para chuva forte no Sul do país. Há tendência é que a chuva perca força e a Região entre em um período mais seco.
Há uma insistência em chuva um pouco mais organizada sobre o Sudeste e Centro-Oeste no segundo decêndio de maio. A precipitação chega tarde, mas ainda é bem vinda.
Entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, há condições de chuva forte prevista para os próximos 15 dias e pode trazer transtornos para as capitais destes estados. Chove também neste período no Amapá, Roraima, Amazonas e norte do Pará. Em Rondônia, a chuva irá beneficiar a segunda safra de milho.
Com relação a temperatura, não há previsão de frio extremos nos próximos 15 dias, mas as noites e madrugadas serão frias no centro-sul do país.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!