Climatempo prevê potencial para geadas em áreas agrícolas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta-feira e sexta-feira, ainda há condições para geada em várias localidades agrícolas do centro-sul do Brasil, alerta o agrometeorologista da Climatempo Celso Oliveira. 

 

A madrugada de quinta-feira(19/05), ainda será fria no município mineiro de Campestre, região produtora de café e há condições para vento. Na sexta-feira (20/05), o vento acalma e o céu fica mais claro durante a noite e madrugada e a sensação será de mais frio. Na serra do Salitre, um município brasileiro do estado Minas Gerais localizado na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a previsão indica temperatura de 1ºC na madrugada desta quinta-feira (19/05) e 2ºC na madrugada de sexta-feira (20/05). Por isso, os produtores devem estar atentos há chance de geada nas áreas de café, milho, cana de açúcar e hortifruti. 

 

campo_valendo1

Foto: arquivo ISTOCK

 

No Paraná, o frio se expande nesta quinta (19/05). Pode ser o dia mais frio da semana, no estado. As culturas como milho, feijão e hortifruti podem ser afetadas por geada.

 

geadaprev.

 

 

Na sexta-feira (20/05) e sábado (21/05) o frio persiste: previsão de geadas no Paraná e Santa Catarina – maior risco para milho com diminuição da umidade

 

geadaprev2.

 

A partir do fim de semana, mesmo com chance de geada, o frio começa a enfraquecer no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

 

A frente fria associada ao ciclone e o ar frio favorece a ocorrência de chuva forte no Nordeste (18/05), principalmente para as áreas agrícolas de feijão, milho e cana de açúcar de Sergipe, Alagoas. 

 

No período de 24 a 30 de maio, as simulações mostram uma tendência de chuva para o leste do Nordeste e a volta da chuva para o Rio Grande do Sul. Ou seja no final do mês, a chuva fica concentrada sobre a Região Sul associada a uma nova frente fria. 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?
 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!