A colheita da soja avançou em quase todas as regiões gaúchas e chegou a 95% da área total cultivada no Estado. O restante ainda está em maturação (5%). A não ocorrência de geadas na semana garantiu que as lavouras não fossem afetadas.
Milho
A colheita do milho ocorre de maneira lenta devido ao clima, que reduz o ritmo de evolução das plantas, chegando a 90% da área total cultivada no Rio Grande do Sul. Outros 9% estão em fase de maturação e 1% ainda em enchimento de grãos.
Arroz
A safra de arroz está sendo finalizada no Rio Grande do Sul com boa produção. Restam pequenas áreas a serem colhidas (1%), o que reduz o ritmo de colheita.
Feijão
Na região de Ijuí, a colheita do feijão segunda safra segue em ritmo lento, especialmente em função da pequena área cultivada. O produto colhido apresenta boa qualidade, além de não ter sofrido danos com o longo período de alta umidade.
Foto: arquivo Istock
Tendência do Clima
Semana com tempo seco e temperatura elevada em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Por outro lado, uma frente fria estacionada sobre a Região Sul causa chuva com acumulado entre 50mm e 100mm nesta semana sobre o centro e sul do Paraná. A precipitação persistente paralisa as atividades de manutenção da cultura do milho.
A chuva mais fraca alcança o Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e o oeste e sul de São Paulo, aumentando a umidade do solo e favorecendo o desenvolvimento do milho. No leste do Nordeste, a chuva torna-se excessiva para as atividades de plantio e desenvolvimento inicial da terceira safra de milho. Não há previsão de frio intenso com potencial para geadas pelos próximos 15 dias.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!