Nas regiões de Ijuí e Santa Rosa (RS), teve início o plantio de trigo para a safra 2022, porém em ritmo lento. A semana foi de intensos trabalhos no preparo das áreas para a cultura através da dessecação de outras espécies presentes nas lavouras, destacando-se o grande número de plantas de azevém germinados até o momento.
Em Tenente Portela, na região de Ijuí, onde a semeadura ocorre mais antecipada em relação aos demais municípios, a germinação e a emergência das plantas estão mais lentas devido às baixas temperaturas registradas entre os dias 16 e 20/05, além da baixa luminosidade, mas não apresentam riscos para a cultura.
Foto: arquivo Istock
Canola
Em Santa Rosa, está em andamento o plantio da safra 2022 de canola, sendo que 31% já se encontram plantados, em germinação e em desenvolvimento vegetativo inicial, com excelente estande e boa população de plantas. Muitos produtores estão aumentando a área de canola devido ao custo de implantação ser menor do que da lavoura de trigo e há garantia de venda para uma empresa da região, com possibilidade de melhor rentabilidade e menor risco de perdas com fatores climáticos.
Os produtores observam a dificuldade de controle de plantas espontâneas, tendo em vista o alto custo de herbicidas e a grande população de plantas nas lavouras em decorrência do baixo índice foliar que a soja apresentou na safra.
Em Ijuí, o plantio segue em atraso por causa da alta umidade no solo, além da demora na conclusão da colheita da soja. Os principais municípios que cultivam canola são Ibirubá e Jóia, mas a área semeada não chega a 10%. Nos demais municípios, o plantio avançou durante o final de semana e atingiu em torno de 20% da área estimada em toda a região.
Aveia Branca
Em Ijuí, a cultura teve prioridade de semeadura em relação ao trigo durante a semana, e aproximadamente 40% da área já está implantada. As lavouras semeadas apresentam boa germinação e emergência uniforme.
Tendência do clima
Até sexta-feira (03/06), ainda há condições de chuva para o leste do Nordeste, principalmente as regiões metropolitanas. Atenção para a queda de barreiras e deslizamentos que continuam altos.
Previsão de muita chuva nesta quarta-feira (01/06) entre Santa Catarina e Paraná, com acumulados que podem alcançar 100 milímetros em algumas localidades. No sul e oeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica mais seco.
Temperatura
A massa de ar frio de origem polar atua na Argentina, Paraguai, Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a semana será marcada por temperatura baixa nestas áreas. No oeste do Paraná, onde estão muitas áreas de milho safrinha, esse ar frio não tem força para avançar sobre os campos.
Maturação do Algodão
Na região central do Brasil, em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Matopiba, o tempo segue seco o que favorece a maturação do algodão e a colheita do milho. As áreas onde as culturas foram instaladas de forma mais tardia sentem um pouco mais os efeitos da pouca registrada desde o início do Outono.
Do dia 06 a 12/06, a tendência é que a chuva se espalhe pelo Brasil. As áreas do leste do Nordeste voltam a registrar chuva neste período o que compromete a agricultura da região.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!