Colheita da laranja precoce avança em Caxias do Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na região de Caxias do Sul, as cultivares mais precoces de laranjas já estão em colheita nos locais de mesoclima mais quente. De acordo com o Informativo da Emater/RS-Ascar, está em andamento a colheita de laranjas das variedades Salustiana, Rubi, do Céu e Bahia, bem como de bergamota Caí e Ponkan. Além da colheita, os produtores realizam tratos culturais, controle de pragas nos pomares e manejo da cobertura vegetal dos solos.

 

laranja_vc

Foto: arquivo Istock

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, a colheita de citros avança. As principais indústrias da região estão fazendo os primeiros testes com esmagamento de citros (bergamotas e laranjas) para avaliarem o rendimento e a qualidade do suco. O processamento efetivo para suco está previsto para início de junho. Causada pela estiagem da primavera, a redução de produção estimada é de aproximadamente 30%, especialmente da bergamota precoce e de outras variedades que estão em colheita no momento, além da laranja, que ainda deve ser confirmada.

 

Com relação às laranjas de ciclo precoce, a Céu precoce é a variedade com a colheita mais adiantada, mais de 45%. Essa fruta não possui acidez e pode ser colhida antecipadamente, mesmo com a casca ainda esverdeada. Também estão em colheita a Seleta, 20% já colhida, a Shamouti e a Umbigo Bahia, 30% colhidas.

 

Tendência do clima 

 

A semana começa com chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. A partir da quarta-feira, a precipitação avança para áreas produtoras do sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste e sul de São Paulo com acumulados que vão dos 20mm aos 60mm.

 

De acordo com a Conab, 37% do milho do Brasil está em maturação e o retorno da chuva neste momento vai atrasar o processo. Outros 51% estão em enchimento de grãos e a chuva tardia poderá ajudar neste ciclo.

 

O frio aumentará a partir do próximo fim de semana, mas sem potencial para geadas em nenhuma área produtora. Em Toledo-PR, estimam-se 8°C na terça-feira (14/06).

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!