Na região de Caxias do Sul, as cultivares mais precoces de laranjas já estão em colheita nos locais de mesoclima mais quente. De acordo com o Informativo da Emater/RS-Ascar, está em andamento a colheita de laranjas das variedades Salustiana, Rubi, do Céu e Bahia, bem como de bergamota Caí e Ponkan. Além da colheita, os produtores realizam tratos culturais, controle de pragas nos pomares e manejo da cobertura vegetal dos solos.
Foto: arquivo Istock
Na regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, a colheita de citros avança. As principais indústrias da região estão fazendo os primeiros testes com esmagamento de citros (bergamotas e laranjas) para avaliarem o rendimento e a qualidade do suco. O processamento efetivo para suco está previsto para início de junho. Causada pela estiagem da primavera, a redução de produção estimada é de aproximadamente 30%, especialmente da bergamota precoce e de outras variedades que estão em colheita no momento, além da laranja, que ainda deve ser confirmada.
Com relação às laranjas de ciclo precoce, a Céu precoce é a variedade com a colheita mais adiantada, mais de 45%. Essa fruta não possui acidez e pode ser colhida antecipadamente, mesmo com a casca ainda esverdeada. Também estão em colheita a Seleta, 20% já colhida, a Shamouti e a Umbigo Bahia, 30% colhidas.
Tendência do clima
A semana começa com chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. A partir da quarta-feira, a precipitação avança para áreas produtoras do sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste e sul de São Paulo com acumulados que vão dos 20mm aos 60mm.
De acordo com a Conab, 37% do milho do Brasil está em maturação e o retorno da chuva neste momento vai atrasar o processo. Outros 51% estão em enchimento de grãos e a chuva tardia poderá ajudar neste ciclo.
O frio aumentará a partir do próximo fim de semana, mas sem potencial para geadas em nenhuma área produtora. Em Toledo-PR, estimam-se 8°C na terça-feira (14/06).
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!