Mudança do clima pode agravar crise alimentar

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Durante a cerimônia de abertura do One Agro, evento para grandes líderes do setor do Agronegócio em Campinas (SP), organizado pela Syngenta, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, falou da importância do clima, da sustentabilidade e do crescimento do Agronegócio brasileiro.

 

De acordo com o ministro, o Plano Safra 2022/23 deverá ser robusto. Com relação ao volume de recursos de equalização e amortecimento das taxas para financiamento agrícola, o ministro acredita em um valor entre R$ 15 e 22 bilhões. Esses recursos para equalização, impactam cerca de 1/3 do total de R$ 300 bilhões anunciados. 

 

Erik Fyrwald, CEO global da multinacional disse que o mundo vive duas crises pós-covid: crise da segurança alimentar e climática. Reforçou que a agricultura brasileira tem o desafio de se adaptar às mudanças do clima já que os eventos extremos climáticos estão cada vez mais recorrentes.

 

“O oeste dos EUA vive a pior seca dos últimos tempos e isso tem trazido enormes prejuízos para a agricultura”, disse Fyrwald.

 

Os eventos climáticos extremos também são uma realidade no Brasil. Vale lembrar os prejuízos que os produtores amargaram com a estiagem no verão passado e neste outono com as geadas. A prevenção é o caminho para a adaptação. O ministro da Agricultura, Marcos Montes, comenta sobre as inciativas do governo diante das mudanças do clima. Veja abaixo:

 

  

O presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, disse que a Embrapa está atenta as mudanças do clima e conta sobre os projetos envolvendo as cultivares resistentes a seca. Veja:   

 

 

Transformação no Agro

 

Durante o evento ficou claro que o Agro brasileiro está passando por uma transformação. A sustentabilidade caminha para iniciativas reais como agricultura regenerativa, o desafio de diminuir emissão de carbono, preservação dos recursos naturais, o uso de energia renovável e a utilização dos bioinsumos para alcançar grandes produtividades.  

 

oneagro1

Foto: Angela Ruiz

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!