Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Produtores de banana apostam no sulfato de cálcio granulado

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

A banana é a fruta mais consumida no Brasil. De acordo com o IBGE, a produção nacional em 2021 foi de 7 milhões de toneladas em uma área de 465,9 mil hectares. Depois da cultura implantada no campo, sua condução deverá ser feita com a adoção de um manejo adequado, de forma a atender às exigências de água, luz, nutrientes e o controle de pragas e doenças.

 

Outro aspecto determinante são as condições do solo. A falta de nutrientes ou a presença de alumínio tóxico, por exemplo, pode afetar duramente a produtividade de um bananal. Foi o que identificou em seu bananal de 50 mil pés o produtor Joel Kraisch, de Luiz Alves, em Santa Catarina.

 

A Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) e a Maxisolo - promoveram recentemente um encontro entre produtores de banana no Vale do Itajaí, importante região produtora da fruta em Santa Catarina. Durante o painel informativo, que reuniu mais de 50 produtores, foram abordados assuntos com foco em nutrição e adubação do solo para os bananais.

 

Também foram apresentadas soluções para a correção do solo, como aquela identificada na propriedade do produtor Joel Kraisch. “Os técnicos da Cooperativa fizeram uma análise de solo e constataram que precisava de cálcio e enxofre. Aplicamos um produto chamado SulfaCal agora no inverno para resolver esse problema e melhorar o enraizamento e absorção de nutrientes pela planta”, conta o produtor.  

 

Foto: arquivo istock

 

O engenheiro agrônomo Eduardo Silva e Silva, explica que o fertilizante mineral é uma solução multifuncional, com fonte de cálcio e enxofre solúveis que, se aplicados corretamente, reduzem a toxidez por alumínio no perfil do solo. Isso faz com que as raízes das plantas se aprofundem no perfil do solo, sofrendo menos problemas em casos de veranicos, por exemplo, pois buscam água e nutrientes em camadas mais profundas.

 

Independente da variedade, na cultura da banana, há uma demanda muito alta de nutrientes, mais do que muitas outras culturas, inclusive. O cálcio, por exemplo, é o terceiro nutriente mais importante para a cultura, sendo indispensável para o crescimento de raízes e folhas.

 

“A banana é uma cultura de alta exigência nutricional e requer muitos cuidados com o solo. Somente com um perfil de solo equilibrado ela conseguirá absorver efetivamente os nutrientes, na ordem da maior para a menor necessidade”, destaca Silva e Silva.

 

O SulfaCal é um fertilizante de alta tecnologia no grânulo, com liberação ajustada no tempo da necessidade da cultura. Isso permite que a planta absorva os nutrientes ao longo de todo o ciclo da cultura.

 

“É um produto que controla o alumínio tóxico do solo, ajuda na arquitetura e volume do sistema radicular, auxiliando em momentos de estiagem, pois a planta atinge uma área maior para buscar nutrientes e água em profundidade. No caso do bananal, que tem um sistema radicular grande, volumoso, precisa ter raízes bem estruturadas para suportar uma planta grande como a bananeira, somando todos os benefícios já mencionados”, acrescenta Eduardo Silva e Silva.

 

 

Tendência do Clima

 

Neste sábado (06/08), a formação de um sistema de baixa pressão deve provocar chuva forte e ventania no Sul do Brasil, principalmente no norte gaúcho, oeste de Santa Catarina e metade sul do Paraná. Há potencial para queda de granizo. Entre o oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná há expectativa de acumulados entre 40 e 50 milímetros. Este sistema irá dar origem a uma nova frente fria que no domingo (07/08) fica posicionada próximo a costa do Sudeste e forma o corredor de umidade que provoca chuva até a Região Norte.   

 

De 09 a 10/08, um ciclone extratropical se forma na altura da costa da Região Sul do Brasil e as condições são favoráveis a temporais, principalmente em Santa Catarina. Uma massa de ar polar avança e provoca queda de temperatura. Não dá para descartar geada em algumas localidades dos três estados do Sul, no amanhecer do dia 10/08. 

 

No sul de Mato Grosso do Sul, algumas localidade spodem registrar mínimas entre 3ºC e 4ºC. 

 

Nas áreas do Nordeste, a chuva dá uma trégua e a o período entre 08/08 e 12/08 será com chuva mais isolada na costa leste do Nordeste.  

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?
 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

 

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias