Vento pode acamar lavouras de milho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A chuva no Sul do Brasil paralisou algumas atividades em campo. No caso do milho, a colheita foi paralisada por causa da alta umidade do grão. As condições do tempo estão desfavoráveis. Há alerta para rajadas de vento que podem acamar lavouras de milho que ainda serão colhidas. 

 

Mapaventos.

 

Uma grande e forte frente fria e um ciclone extratropical se organizam sobre o centro-sul do Brasil. Esta frente fria avança sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil nesta terça-feira, enquanto o ciclone fica no Sul do Brasil e provoca muita chuva. Áreas de instabilidade crescem também no Norte do Brasil e no litoral leste do Nordeste. Veja os detalhes aqui 

 

A presença da frente fria deve apresentar acumulados de chuva elevados em torno de 40 milímetros em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e pode chegar a 100 milímetros no norte do Paraná, leste de Santa Catarina, nordeste do Rio Grande Sul. Em algumas destas áreas, a chuva é bem vinda para recuperar a umidade do solo. 

 

No Centro-Oeste, a chuva deve recuperar áreas de trigo que estão em fase de enchimento de grãos. 

 

Atenção para as tempestades no Sul, Sudeste com ventania e descargas elétricas nesta terça-feira. O alerta é para as áreas de trigo no norte do Paraná e Mato Grosso do Sul, o algodão em fase de maturação, café, cana de açúcar e o milho. 

 

Foto: Débora Cristina – Roncador – PR

 

Geada

 

Há previsão de geada nesta quarta-feira (10/08), na região da Campanha gaúcha. Na quinta-feira, a tendência é de gear entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná, especialmente nas áreas mais altas, mas sem risco para as lavouras. Atenção também para formação de chuva congelada no alto da serra catarinense.  

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!