Colheita do milho 2ª safra avança em MS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Todas as regiões do estado de Mato Grosso do Sul estão em pleno desenvolvimento fenológico reprodutivo do milho. As regiões sudeste e oeste apresentam 91% das suas lavouras em boas condições, regulares entre 8% e 9% e ruins até 1%. Essas regiões possuem o estádio fenológico entre R4 e R6, de acordo com último boletim da Aprosoja-MS. 

 

As regiões centro, sudoeste, sul-fronteira e sul encontram-se em boas condições, cerca de 78% e 86% de suas lavouras, regulares entre 10% e 12%, e ruim até 10%. O estádio fenológico dessas regiões está entre R4 e R6. Entretanto, as regiões norte e nordeste possuem condições abaixo do potencial das demais, podendo-se encontrar lavouras entre 19% e 20% em condições ruins, regulares entre 23% e 28%, e em bom estado entre 52% e 58%. O estádio fenológico está em R6.

 

Foto: arquivo Istock

 

Colheita milho 2ª safra

 

A porcentagem de área colhida na safra 2021/2022, encontra-se superior em aproximadamente 21,16 pontos percentuais em relação à safra 2020/2021, para a data de 05 de agosto. 

 

colheitAMAPAAPROSOJAMS

Gráfico: Aprosoja – MS

 

Tendência do clima 
 

Dias de muita atenção para ventania no Sul do Brasil, em especial o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por causa de uma frente fria associado a um ciclone extratropical na costa da Região Sul. Já foram observados muita chuva, ventania e estragos.

 

 

Nesta quinta-feira, o ciclone se desloca para mais longe da costa e a ventania diminui bastante assim como a chuva. O grande destaque fica por conta da queda de temperatura com potencial para geada entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Em Palmas (PR), a previsão é de 2ºC ao amanhecer e em Cascavel (PR), 5ºC. Nestas áreas, o risco para formação de geada é baixo. 

 

No início da semana que vem, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul por causa da chegada de uma nova frente fria. Os maiores volumes de chuva (entre 100 e 150mm) ficam concentrados entre no norte gaúcho e Santa Catarina.

 

Este sistema não tem força para avançar para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil na semana que vem. Por isso, nestas regiões o tempo fica mais firme. Uma chuva fraca poderá ser observada entre São Paulo e Mato Grosso do Sul e nas áreas de divisa com o Paraná.  

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!