Produtor de leite está de olho no clima no Sul do BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De olho no aumento de produtividade leiteira, devido principalmente à maior participação das pastagens cultivadas de alta qualidade na dieta das matrizes, os produtores de leite estão de olho no clima. As condições ambientais proporcionaram bem-estar aos animais no que se refere às temperaturas.

 

Com o aumento na umidade, houve formação de barro em alguns locais de acesso aos animais, gerando preocupação pelo maior risco da ocorrência de mastites e contaminação do leite no momento da ordenha. Os preços do leite para o consumidor continuam apresentando elevação, situação que gera insatisfação devido à defasagem no valor praticado pela indústria aos produtores.

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, o uso de grandes volumes de silagem ainda
é importante visando à preservação das pastagens estabelecidas em potreiros mais úmidos, assim como as áreas de trevos e cornichão, que ainda não estão em fase de pleno crescimento.

 

Na regional de Caxias do Sul, a implantação de trigos ou outros cereais para ensilagem
está praticamente finalizada, e as primeiras áreas, semeadas em julho, estão com bom
desenvolvimento inicial. As silagens de milho e de sorgo da safrinha estão com boa qualidade nutricional, o que tem auxiliado na dieta dos rebanhos.

 

Foto: Getty Images

 

Na regional de Frederico Westphalen, as pastagens anuais de inverno estão indo para o final do ciclo, o que reduz a qualidade da forragem, impactando na produção do leite. As pastagens perenes de verão já estão em brotação, sendo que novas áreas já estão em preparo para o plantio das mudas ainda no mês de agosto e início de setembro.

 

Na regional de Ijuí, a produção segue estável, tendo como base principalmente a oferta de forragem verde, representando aproximadamente 62% do alimento ingerido pelas
vacas; já as silagens representam 24%, rações 10%, e 4% fenos e outros suplementos.

 

Na regional de Passo Fundo, com a baixa oferta de alimentos volumosos a campo, os produtores estão realizando ajustes nas dietas dos rebanhos através do uso de alimentos conservados e concentrados, entretanto com impacto maior nos custos de produção.

 

Na regional de Pelotas, os produtores seguem usando bastante a silagem, além das pastagens de azevém e aveia. Em Pedras Altas, a produção de leite está em ascensão, porém os produtores seguem com problema de barro nas mangueiras, o que tem dificultado manter a qualidade do leite em relação às exigências legais.

 

Tendência do clima 

 

Dias de muita atenção para ventania no Sul do Brasil, em especial o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por causa de uma frente fria associado a um ciclone extratropical na costa da Região Sul. Já foram observados muita chuva, ventania e estragos.

 

Grande frente fria provoca chuva

 

Nesta quinta-feira, o ciclone se desloca para mais longe da costa e a ventania diminui bastante assim como a chuva. O grande destaque fica por conta da queda de temperatura com potencial para geada entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Em Palmas (PR), a previsão é de 2ºC ao amanhecer e em Cascavel (PR), 5ºC. Nestas áreas, o risco para formação de geada é baixo. 

 

No início da semana que vem, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul por causa da chegada de uma nova frente fria. Os maiores volumes de chuva (entre 100 e 150mm) ficam concentrados entre no norte gaúcho e Santa Catarina.

 

Este sistema não tem força para avançar para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil na semana que vem. Por isso, nestas regiões o tempo fica mais firme. Uma chuva fraca poderá ser observada entre São Paulo e Mato Grosso do Sul e nas áreas de divisa com o Paraná.  

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!