Produção de grãos de SP apresenta aumento de 18,6%

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A safra paulista de grãos deverá fechar o ciclo com produção de 10,25 milhões de toneladas, um aumento de 18,6% em relação à safra 2020/21. A área plantada também apresenta aumento de 3,4%, chegando a 2,48 milhões de hectares semeados.

 

Com isso, a produtividade média indica 4.131 kg/ha. Os dados são do 11° Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Foto: Getty Images

 

A cultura mais expressiva no estado é o milho, que deve render 4,32 milhões de toneladas – 32,4% a mais que na safra anterior. Apesar do aumento na produção, a área apresentou uma pequena redução (-1,3%), com 873,1 mil hectares plantados.

 

No caso do milho, as áreas de sequeiro sofreram com a estiagem, mas o retorno das chuvas em meados de maio beneficiou o desenvolvimento vegetativo, especialmente as áreas que estavam iniciando a fase de enchimento de grãos. Também não houve ocorrência de geada nas áreas de milho em maio e junho. 

 

Apesar da alta incidência da cigarrinha do milho (Dalbulus Maidis), que também colaborou para a queda da produtividade das lavouras, a colheita do milho de segunda safra já alcança 58% da área total semeada, com uma produtividade média de 4.339 kg/ha, 66,9% maior do que na safra anterior.

 

Condições climáticas 

 

Em grande parte da Região Sudeste, assim como no Centro-Oeste, não foram registrados acumulados de chuva, havendo predominância de tempo seco e redução do armazenamento de água no solo, porém estas condições também favoreceram os cultivos de segunda safra que se encontram nas fases finais de desenvolvimento.

 

Em algumas áreas de São Paulo houve restrição hídrica nos cultivos que se encontram em estádios fenológicos mais sensíveis. Já em áreas do sul do estado e litoral da região, mesmo com acumulados de chuva observados em torno de 30 mm, houve redução dos níveis de água no solo nessas áreas.

 

Tendência do Clima

 

A tendência é que o frio perca força os próximos dias. A temperatura entra em elevação. Porém, na próxima segunda-feira (15/08), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul com a chegada de uma nova frente fria. Os maiores volumes de chuva (entre 100 e 150mm) ficam concentrados entre no norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. 

 

No meio da semana (17/08), a chuva alcança áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e provoca chuva em torno de 30 a 40 milímetros em alguns pontos das áreas mais ao sul do estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. 

 

Atenção! A nova frente fria está associada a um ciclone extratropical e os modelos de previsão indicam hoje (12/08) o ciclone mais perto da costa do Sul do Brasil, na altura do Rio Grande do Sul. O alerta é para muita ventania, mar agitado e grandes acumulados de chuva. A faixa leste de Santa Catarina devem receber pancadas de chuva.

 

Os produtores devem ter um pouco de dificuldade com os trabalhos de colheita do milho, por causa dos grãos ainda úmidos. 

 

Temperatura
 

Para o final da semana (18/08 e 21/08), a temperatura cai no no Sul do Brasil com formação de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Fique atento as informações de destaque no site da Climatempo.  

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!