Milho safrinha avança e será 44% maior

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O clima seco e quente, registrado em julho, favoreceu o avanço da colheita da segunda safra de milho 2021/22 na maioria das regiões produtoras, passando de 70% da área semeada. A área semeada alcançou 16.372,1 mil hectares, 9,2% superior ao da safra 2020/21 e a maior área já registrada para o cultivo do cereal. 

 

Mato Grosso é o estado mais adiantado nos trabalhos, com mais de 90% da área já colhida, e com a melhor média de produtividade do país, alcançando o rendimento de 6.338 kg/ha. Já Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Bahia tiveram seus rendimentos médios fortemente impactados pelo corte precoce das precipitações e pelo severo ataque da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis), responsável pela transmissão do vírus de enfezamento. O Paraná também sofreu com a incidência da cigarrinha, porém os danos foram menores que nos estados acima citados, e as precipitações foram satisfatórias durante o desenvolvimento do cereal.

 

milhosafrinha2

Foto: arquivo istock

 

Nas demais regiões, o volume e a distribuição das chuvas favoreceram o desenvolvimento do milho, que está refletindo nas boas produtividades que vêm sendo alcançadas. A produtividade média esperada para esta safra é de 5.339 kg/ha, 31,8% superior à da safra de 2020/21. A produção final deverá alcançar 87.409,7 mil toneladas, 44% mais que a anterior. 

 

Tendência do clima 

 

Nesta semana o tempo seco vai predominar e as temperaturas ficarão em elevação sobre as áreas produtoras do centro-sul do país, favorecendo a secagem dos grãos e a finalização das atividades de colheita do milho segunda safra.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!