Como fica a chuva no período do vazio sanitário?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em maio de 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu o Programa Nacional de Controle da Ferrugem-asiática da Soja, estabelecendo o vazio sanitário, como medida para o controle do fungo causador da doença e o calendário de semeadura, como medida fitossanitária para racionalização do número de aplicações de fungicidas. O objetivo é reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e com isso reduzir a resistência do fungo aos fungicidas.

 

Você sabe o que é o vazio sanitário?

 

A técnica, adotada para diferentes culturas no país, é utilizada para o controle de umas doenças mais comuns nas lavouras: a ferrugem-asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir a população de fungo no ambiente durante a entressafra e assim atrasar e minimizar a ocorrência da ferrugem. O vazio sanitário é o período em que não se pode manter plantas vivas de soja em uma determinada área. Esse período deve ser de pelo menos 90 dias. 

 

Neste mês de setembro começam as primeiras semeaduras após o término do vazio sanitário e o produtor rural fica de olho no clima e na previsão de chuva para lançar as primeiras sementes.

 

campo_vazio_sanitario_valendo_getty

Foto: Getty Images 

 

Esta será a terceira safra de soja com influência do fenômeno La Niña, e uma das principais consequências disso é o risco de chuva abaixo da média nas áreas mais ao Sul do país. Já, as áreas mais ao Norte do Brasil poderão ser beneficiadas pela chuva, que em anos de La Niña tendem a ser mais volumosas e duradouras. A meteorologista Desirée Brandt traz os detalhes sobre onde irá chover no Brasil, em setembro. Veja no vídeo abaixo:

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!