Frente fria muda o tempo na Expointer 2022

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A tradição do Rio Grande do Sul em feiras agropecuárias remonta de 1901. A primeira ocorreu em 24 de fevereiro, em pavilhões fechados no Campo da Redenção (atual área do Parque Farroupilha) e do campus central da UFRGS, em Porto Alegre, a 1ª Exposição de Produtos do Estado. Nascia a Exposição Estadual, embrião que 71 anos depois seria a Expointer.

 

De lá pra cá, a Expointer é considerada a maior feira da agropecuária da América Latina e uma das maiores do mundo. Neste ano, a 45º edição da Expointer acontece de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Neste ano, os visitantes de todo o Brasil vão buscar realizar muitos negócios durante os nove dias de evento. Por isso, diante da previsão de uma nova onda de frio, vale estar de olho no clima para o evento. Veja os detalhes:

  

Dia 27/08:

A abertura dos portões da Expointer será sob céu claro e sol. Neste primeiro dia de feira, o sol prevalece na maior parte do dia, mas a aproximação de uma frente fria já começa a aumentar a nebulosidade durante a tarde e provoca rajadas de vento de fraca a moderadas intensidade, em torno de 30 km/h. Ao final do dia, são esperadas pancadas de chuva, ainda sem grandes volumes mas com eventual trovoadas.

 

Dia 28/08:

A frente fria se afasta, mas ainda com possibilidade chuva em Esteio pela manhã. Aliás, na madrugada de domingo (28), alguns temporais não são descartados. O  domingo já será marcado por tempo fechado e queda nas temperaturas. O ar frio que vem na retaguarda da frente fria entra forte e provoca queda acentuada de temperatura, com frio mais intenso na noite de domingo. Atenção às rajadas de vento, os modelos meteorológicos indicam ventania pela madrugada de domingo, com rajadas entre 30 e 50 km/h, decorrente da passagem da frente fria.

 

Dia 29/08:

O frio aumenta nesta segunda-feira (29). Esteio amanhece bem fria, devido a presença do ar polar, a mínima fica na casa de 5 a 6°C no dia 29, mas o frio é ainda mais extenso, com risco de temperaturas negativas na serra gaúcha. Não há possibilidade de chuva em todo o estado.

 

A segunda-feira (29) tende a ser o dia mais frio da feira, praticamente todo o Rio Grande do Sul deve registrar geada neste dia, exceto às áreas do litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre. Apesar do sol, o período da tarde também será bem frio, máxima de 14°C em Esteio e 10°C em Gramado, dia 29.

 

Foto: Expointer

 

Dia 30/08:

O dia 30 ainda amanhece frio, com possibilidade de nevoeiro na Região Metropolitana de Porto Alegre e geadas nos Campos de Cima da Serra e área de baixada. As geadas seguem amplas pelo estado gaúcho, exceto o litoral e partes do leste do estado, como a Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

Esteio pode registrar mínima entre 5ºC e 7ºC e na serra gaúcha temperatura entre 2ºC e 3ºC. A tarde, a temperatura sobe um pouco, fica na casa dos 20ºC em Esteio e em Gramado entre 16°C e 17ºC.

 

Dia 31/08:

No dia 31/08, gradativamente as temperaturas começam a aumentar, mas não há expectativa de calor para região. Geadas pontuais ainda ocorrem sobre a serra gaúcha e em Esteio, a mínima prevista é de 8°C, alcançando os 22°C durante a tarde. Não há previsão de chuva para a região.

 

Dia 01/09:

A chuva retorna a partir de quinta-feira, 01 de Setembro, sobretudo na serra gaúcha, onde há risco de temporais pontuais e chuva de moderada intensidade. Ainda em Esteio, a nebulosidade aumenta e as chances de chuva são menores

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!