China e Europa sofrem com seca extrema

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A onda de calor recorde na China dá sinais de enfraquecimento e os agricultores avaliam agora os danos causados pela estiagem. Mais de 70 dias de temperaturas extremas e chuvas fracas causaram estragos ao longo da bacia do Yangtze, que abastece mais de 450 milhões de pessoas e um terço das plantações.

 

Chongqing e a província de Sichuan, no sudoeste do país, enfrentam temperaturas acima de 40ºC e registro de incêndios florestais e prejuízos às plantações.

 

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Carine Gama, os modelos de previsão indicam chuva para a região de Jiangxi, com acumulados entre 20 e 30 mm entre terça-feira (30/08) e quarta-feira (31/08), por conta da formação de um sistema de baixa pressão.

 

A produção de arroz e milho sentiram os efeitos do calor e da seca extrema. O Ministério da Agricultura Chinês, em um aviso de emergência na terça-feira (23/08), pediu aos agricultores que colham e armazenem arroz e tomem medidas para fortalecer o desenvolvimento de grãos nas próximas semanas. Em áreas onde a seca já fez grandes prejuízos, os agricultores são incentivados a mudar para outras culturas, como batata-doce.

 

Foto: Getty Images

 

Seca na Europa 

 

De acordo com o relatório de Agosto do Observatório Europeu da Seca, supervisionado pela Comissão Europeia, a estiagem severa tem afetado muitas áreas da Europa e vem piorando desde Agosto. A produtividade de algumas safras, como o milho, deve cair 16% em relação à média dos últimos 5 anos.

 

mapaeuropa1.

 

O mapa acima mostra o percentil de umidade no solo na Europa (onde está mais seco e onde está mais úmido). Maior parte está com solo seco, com alguns pontos mais fortes de seca entre a Itália, França, Alemanha e Hungria, além de alguns pontos bem secos nas áreas mais ao norte da Europa.

 

Previsão Europa

 

O mês de setembro ainda com a chuva abaixo da média. Alguns modelos mostram chuva no início e no final de setembro, mas algo insuficiente para reverter o baixo índice de água no solo.

 

mapaeuropa3.

 

EUA

 

No cinturão de grãos norte americano, a irregularidade de chuva combinada com o calor também reduz a umidade do solo e prejudica a safra de milho de 2022.

 

mapaeuropa2.

 

O mapa acima mostra a umidade no solo EUA com alguns pontos mais críticos, inclusive nos principais Estados produtores do cinturão de grãos, como no Iowa, norte de Illinois até Ohio.

 

Previsão EUA

 

todos os modelos apontam para chuva ainda abaixo da média no mês de setembro no cinturão de grãos norte americano.

 

mapaeuropa4.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!