Você já teve a oportunidade de ver a florada da maçã? A florada ocorre no segundo semestre do ano. Geralmente, as podas são entre setembro e outubro. Com pequenas variações, devido às oscilações do clima a cada ano.
O florescer é um momento único. O nascimento das flores é espetáculo efêmero. A fase da florada da macieira também é uma das mais bonitas e representativas para São Joaquim, em Santa Catarina.
O amanhecer desta segunda-feira (29/08) foi muito gelado na região com temperaturas negativas e por isso, alguns produtores utilizaram a técnica da máquina Wind Machine que foi acionada para não deixar a geada se formar em parte dos pomares, protegendo desta forma, os brotinhos da florada. O vídeo abaixo é de Mycchel Legnaghi, da Agência São Joaquim Online. Veja:
Em outras propriedades, o frio intenso e a geada cobriram os brotinhos das macieiras.
Foto: Mycchel Legnaghi – brotos da florada da macieira
A produtora rural Katia Fenner conta que na região de São Joaquim, algumas propriedades possuem diferença de altitude. “Onde tenho propriedade, estou a 1600 metros, mas há locais com 1000 metros ou pouco menos e, em cada região dessa há um estágio da macieira. Algumas já com início de florada, outras que ainda não começou e outras com gemas prontas para abrir”, conta.
O frio intenso pode prejudicar as gemas e trazer prejuízos para os produtores de maça.
“Dentro da gema existe a umidade natural da planta e com o frio muito intenso observado pode ocorrer o congelamento. Mesmo que a gema abra essas flores podem cair no chão (queimadas pelo frio) e não conseguem realizar o ciclo perfeito da florada para fazer a polonização”, explica a produtora.
“O frio deste ano foi muito intenso para nós aqui da região de São Joaquim, região de serra de Santa Catarina. Além das horas de frio, as temperaturas ficaram muito negativas”, disse Fenner.
Por volta do meio dia desta segunda-feira (29/08), quando conversávamos com a produtora rural por telefone, a mesma comentou que a sensação térmica era de muito frio, algo perto de 3ºC. Dados das estações do Inmet e Epagri mostram que neste horário, a temperatura na região variava entre 6°C e 10°C com rajadas entre 20 e 30km/h.
Foto: Mycchel Legnaghi – Agência São Joaquim Online
Tendência do clima
O ar polar segue influenciando a Região Sul. A terça-feira (30/08) começa com temperaturas baixas e possibilidade de geada em áreas do noroeste, oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná. No decorrer da terça-feira, o sol aparece com poucas nuvens em todas as regiões e não chove. As temperaturas continuam baixas e a sensação é de frio.
Até a metade da semana vai continuar fazendo frio durante as madrugadas, mas não há condições favoráveis para formação de geadas em áreas produtoras. No decorrer desta semana o tempo seco vai predominar sobre a maior parte das áreas produtoras do centro-sul do país.
Uma nova frente fria vai avançar espalhando chuvas de moderada intensidade sobre áreas produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo a partir do próximo final de semana.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!