Primeiros dias de semeadura no Paraná são marcados por chuva

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Terminou o vazio sanitário do Paraná e os produtores já podem iniciar a semeadura da nova safra. 

 

O vazio sanitário é uma medida que visa fazer o controle do fungo Phakopsora pachyrhizi , causador da ferrugem asiática na cultura da soja. Durante o período, é proibido semear ou manter plantas vivas da oleaginosa no campo. O objetivo é evitar a ocorrência da doença durante a safra, cujos danos podem atingir até 90% da produção.

 

O Paraná é um dos Estados que mais sofre com a ferrugem asiática. 

 

“A ferrugem asiática possui alto potencial destrutivo e é disseminada com muita rapidez, por isso a importância de que os produtores rurais se atentem ao período de vazio sanitário e sigam as orientações”, afirma Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

 

Foto: arquivo Istock

 

“Além da propagação pelo vento, clima úmido e temperaturas amenas também favorecem a proliferação da doença, que pode se manifestar em qualquer estádio de desenvolvimento da cultura e em diferentes partes da planta”, complementa.

Veja abaixo como fica o clima nestes próximos dias:

 

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!