VBP ultrapassa 1 trilhão no Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Valor Bruto de Produção total estimado foi de 1,207 trilhão de reais no mês de agosto de 2022, sendo a lavoura a principal responsável (69%). As cultura de soja e milho são responsáveis por 60% do VBP da lavoura, porém cerca de 4% a menos em relação a participação em 2021 para esse período, segundo levantamento da Aprosoja/MS. 

 

“Essa redução ocorreu principalmente ao volume reduzido de soja produzido, considerando o ajuste de inflação sobre o preço. O VBP da soja reduziu 11,40%, enquanto o do milho aumentou 13,87%. Assim, o valor bruto de produção da lavoura aumentou 1,71% e o total reduziu em 0,25%. Essa variação é em relação ao mesmo período em 2021. Em relação ao mês anterior, soja reduziu 1,17%, milho reduziu 2,88%, lavoura reduziu 1,76% e o total reduziu 1,06%”, explica a economista Renata Farias.

 

Foto: arquivo istock

 

 

Mato Grosso do Sul

 

No Mato Grosso do Sul, o Valor Bruto de Produção total estimado foi de 72,84 bilhões de reais no mês de julho de 2022, sendo a lavoura a principal responsável (70%). As cultura de soja e milho são responsáveis por 81% do VBP da lavoura, cerca de 3% a menos do que em 2021. O VBP da soja reduziu 27,22%, enquanto o do milho aumentou 61,11%.

 

Assim, o valor de produção da lavoura reduziu 4,93% e o total reduziu 5,64%. Esses dados são em relação a 2021.Em relação ao mês passado, soja reduziu 1,02%, milho reduziu – 2,04%, lavoura reduziu – 1,21% e total reduziu – 0,85%, segundo a Aprosoja/MS.   

 

A economista Renata Farias, explica que o VPB é um indicador de desempenho da agropecuária e um indicador de faturamento. Representa o volume financeiro arrecadado no último ano pelo setor, dividido pelas culturas existentes no país. O VBP não exclui os produtos transformados em insumos, por isso sua mensuração de riqueza é acumulada. Quanto maior o VBP, maior a riqueza gerada pelo setor e/ou produto.

 

Veja abaixo como fica o clima nestes próximos dias:

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!