Granizo atinge lavouras de café no sul de Minas Gerais

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Conforme previsto pelo meteorologistas da Climatempo, choveu forte com rajadas de vento e houve registro de queda de granizo no sul de Minas Gerais, na tarde da última segunda-feira (07/11). O fenômeno foi observado com forte intensidade nos campos de café da região de Nova Resende e Lambari. 

 

novaresende.Foto: enviada por internautas – Nova Resende – MG – queda de granizo

 

Boa parte das lavouras tiveram as folhas queimadas pelo gelo. O chão ficou branquinho e coberto de gelo. 

 

Vídeo: Edison Carlos e Rodrigo Luiz Ferreira 

 

De acordo com o cafeicultor Rodrigo Luiz Ferreira, do município mineiro de Lambari, o granizo atingiu várias áreas cafeeiras da região. Em sua propriedade, o granizo atingiu pés de café que estavam em fase de chumbinho partindo para enchimento de grãos.

 

granizo1café07_11

Foto: Rodrigo  Rodrigo Luiz Ferreira – Lambari – MG – café arábica atingido por granizo 

 

“Outros pés de café que ainda vão dar florada também foram atingidos. Agora, o momento é de fazer uma vistoria ampla no terreno e realizar um procedimento preventivo com calda nas árvores. É certo, que lá na frente do ciclo, durante a colheita haverá uma parcela de quebra “, analisa o cafeicultor. 

 

café_Rodrigo_Lamabari4

Foto: Rodrigo  Rodrigo Luiz Ferreira – Lambari – MG – café arábica atingido por granizo 

 

Tendência do clima 

 

Na quarta-feira (09/11) a chuva segue de Roraima e do Amazonas até o Rio de Janeiro, com previsão de temporais, com raios e rajadas de vento de mais de 70km/h, e acumulados elevados de chuva, em especial, por Tocantins, o Pará, no Amazonas, Roraima e o Maranhão, além de Goiás, leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul.

 

Com destaque para o aumento da precipitação entre Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o leste do estado de São Paulo. A probabilidade maior para queda de granizo nesta quarta será sobre MG, RJ, ES, SP, DF, GO, TO, MT, sul do PA e no TO. Veja o mapa:

 

granizo.

 

Por outro lado, o tempo é firme no sul do Acre, sudoeste do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no centro oeste de São Paulo, no Paraná, e em boa parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

As temperaturas durante a tarde são bastante elevadas no Centro-Oeste e no Norte do país, como na Região Nordeste, e com a volta aos poucos da sensação de calor em grande parte do Sul e Sudeste do país.

 

A quarta-feira (09/11) deve começar com nevoeiro no leste do Paraná, no leste e sudeste de Santa Catarina, no nordeste do Rio Grande do Sul e no sudoeste do estado de São Paulo.

 

Próximos dias

 

A chuva deve aumentar nesta semana no Rio de Janeiro, como entre os estados do Sudeste do Brasil. Até quinta-feira (10) a chuva será de moderada a forte intensidade, com potencial para temporais, rajadas de vento de mais de 70 km/h e possibilidade de queda de granizo pelo estado do Rio de Janeiro. Atenção para os acumulados mais elevados que devem ocorrer principalmente ao longo da quarta(09) e na quinta(10) pelo estado. 

 

Chuva pode ser forte em áreas do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste

 

Estão previstos entre 50 e 250mm de chuva pelo estado fluminense até o final da quinta-feira (10), com os maiores acumulados sendo registrados nas regiões do Médio Paraíba, na metropolitana do Rio de Janeiro, na Serrana, no centro sul fluminense e na baixada litorânea. Mas, não se descartam danos nas demais localidades por conta da chuva também nas regiões da Costa Verde, noroeste e norte do Rio de Janeiro.

 

pentada3feira.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!