Tempo seco favorece finalização da colheita da canola

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita da canola foi concluída no Rio Grande do Sul, de acordo com o levantamento da Emater/Ascar-RS.

 

O tempo predominantemente seco, ensolarado, com baixa umidade relativa do ar e ventos constantes apressaram a perda da umidade dos grãos da oleaginosa. A área de cultivo é de 53.415 hectares e a produtividade estimada, a partir de nova amostragem em 96 municípios, apontou 1.790 kg/ha, sendo 9,7% superior aos 1.638 kg/ha estimados em final de setembro.

 

As quatro regiões com maior extensão de cultivo – Bagé, Ijuí, Santa Maria e Santa Rosa são responsáveis por mais de 90% da produção e apresentam produtividades regionais muito semelhantes, entre 1.790 kg/ha e 1.860 kg/ha. A produção da safra é avaliada em 95.618 toneladas.

 

Foto: Getty Images

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a produtividade final foi excelente, acima das alcançadas nas safras anteriores. A operação foi muito tranquila, beneficiada pelo clima seco e pelo baixo volume precipitado. As condições climáticas permitiram aos produtores manter as lavouras até atingirem o melhor ponto de colheita, com as síliquas secas e com o reduzido número de grãos perdidos por debulha.

 

Em Santa Rosa, após a conclusão da colheita, os produtores e os técnicos avaliaram os resultados. Mesmo com danos pontuais por geadas e granizo em algumas lavouras, na maior parte dos cultivos, a produtividade superou a expectativa inicial. Os produtores que confiaram na produção da oleaginosa relatam satisfação com os resultados e pretendem repetir o cultivo no próximo ano agrícola.

 

Em Santa Maria e em Santiago, a produtividade foi de 2.082 kg/ha. Em Tupanciretã, em 1.800 kg/ha. 

 

Veja como fica o Clima para dezembro com a meteorologista Carine Gama, da Climatempo. Abaixo: 

 

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!