A frente fria, que está avançando pela costa do Brasil deve avançar até o litoral sul da Bahia nesta segunda metade da semana e vai organizar as chuvas mais intensas sobre áreas entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais, sul e oeste da Bahia, norte de Goiás e sul do Tocantins.
Áreas que já foram bastante afetadas pelas chuvas fortes podem voltar a registrar transtornos, como é o caso das áreas produtoras de café do Espírito Santo. As chuvas devem se espalhar até o final de semana pelo interior do Matopiba e demais áreas do Norte do país, enquanto sobre o centro-sul a expectativa de diminuição das instabilidades.
Foto/Reprodução Getty Images
Na região Sul, o tempo seco predomina e o calor vai se intensificar rapidamente nesta segunda metade da semana. Em algumas localidades Gaúchas, especialmente do centro e oeste do estado, são esperadas temperaturas próximas 40°C, que trazem bastante estresse para as culturas de verão, principalmente as lavouras mais adiantadas de milho.
A chuva deve retornar para o sul do Brasil a partir do final de semana, mas de uma forma muito rápida e isolada, por isso não são esperados volumes significativos e a maior parte do Rio Grande do Sul deve continuar sentindo o déficit hídrico.
Para mais informações, nos acompanhe pelo Instagram agroclima