Chuva forte paralisa colheita da cebola no interior paulista

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Durante a última semana (05 e 9/12), o tempo seco ajudou a colocar ritmo nos trabalhos de colheita da cebola, no município de Ituporanga, no interior paulista. Mas, a partir desta segunda-feira (12/11) uma virada no tempo trouxe de volta as condições para tempo instável. O alerta é para grandes acumulados, nas próximas 48 horas. 

 

De acordo com a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, a chance de paralisação dos trabalhos de colheita são altas. A combinação de calor e umidade oriunda da região Norte e dos ventos que sopram do mar contra a costa ajudam a formar nuvens de chuva em todo o estado de São Paulo.

 

“A aproximação da frente fria pela costa do sul do estado de São Paulo, no final do dia, também contribuirá para a forte chuva e temporais pelo estado nesta segunda-feira (12/11), sendo que a passagem da frente fria será mais evidente na terça-feira (13)”, explica a meteorologista.

 

Entre hoje (12/11) e terça-feira (13/11), há condições para chuva forte e temporais. Os acumulados de chuva devem alcançar entre 100 e 200 milímetros, na maior parte do estado. Durante os temporais, as rajadas de vento podem variar de 50 a 70 km/h, mas não se descartam que as rajadas de vento passem dos 70km/h durante o temporal.
Atenção para chance de queda de granizo.

 

 

Foto: Getty Images

 

Batata

 

No sudoeste paulista, há registro de paralisações de colheita por conta da ocorrência de chuva forte.

 

Veja o mapa de disponibilidade hídrica no solo:

 

WhatsApp Image 2022-12-12 at 09.16.15. 

Mercado

 

A demanda continua sendo considerada boa e os preços da caixa “tipo” 3 fecharam a semana (09/12) com média de R$ 120,00/sc de 20 kg, aumento de 2,12% em comparação com o período entre 31 de novembro e 02 de dezembro.