Calor extremo no Sul pode aumentar o estresse para as plantações

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Um intenso corredor de umidade, que caracteriza a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), atua sobre o interior do Brasil e está sendo reforçado pela intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica no Oceano, que vai provocar muita chuva no decorrer desta semana sobre áreas produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba.

 

 

Essas regiões já vêm enfrentando chuvas fortes e os altos volumes podem trazer muito transtornos para as lavouras. Até a próxima sexta-feira (23) estão previstos de 100mm a 130mm entre o interior do Sudeste, Goiás, leste de Mato Grosso, sul do Tocantins, leste e sul do Pará e sul da Bahia. Nestas áreas há previsão para invernada, que deve paralisar tratos culturais nas lavouras. Já entre a região Sul, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul a previsão é para tempo firme na maior parte desta semana.

 

GettyImages-825148240

Foto/Reprodução Getty Images

 

O calor vai se intensificar e entre a região Sul e o Centro-Oeste, até a sexta-feira (23), são esperadas temperaturas próximas a 40°C especialmente no oeste Gaúcho e no oeste de Mato Grosso do Sul. No Rio Grande do Sul, o calor combinado a falta de chuva deve aumentar o estresse para as plantações.

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe outras informações no Instagram do Agroclima