Lavouras do Matopiba com boas condições devido às chuvas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que caracteriza um intenso corredor de umidade, nos próximos dias são esperados volumes significativos de chuva entre áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e também na região do Matopiba.

 

GettyImages-1299072018

Foto/Reprodução Getty Images

 

Nessas áreas inclusive, há risco para temporais, deixando em atenção principalmente as áreas entre o norte de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Goiás onde os acumulados devem ser maiores, podendo resultar em transtornos as lavouras. Além disso, alguns pontos dessas regiões que os episódios de chuva vem ocorrendo de maneira frequente e volumosa, já se encontram com solo bastante encharcado, deixando o alerta para possibilidade de erosão no solo.

 

Algumas áreas das regiões Norte e Nordeste também estão na área de risco de temporais nesta quinta-feira, incluindo as áreas mais ao sul e leste do Amazonas, Acre, centro-sul do Pará, Tocantins, e também no Matopiba. Sobre o Matopiba especificamente, apesar de em algumas áreas as chuvas fortes paralisarem as atividades em campo, a distribuição e frequência da chuva vem beneficiando a região de uma maneira geral, e as lavouras têm apresentado boas condições de desenvolvimento.

 

Assista ao vídeo:

 

 

No estado da Bahia inclusive, segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as boas condições climáticas propiciaram o avanço do plantio do algodão e o bom desenvolvimento inicial das lavouras. A expectativa do clima é boa para a região nesse mês, com períodos intercalados de boa luminosidade e volumes de chuva que garantem a manutenção da umidade no solo, propiciando a fase de enchimento de grãos e maturação das lavouras de soja e também a continuidade do plantio do algodão.

 

Em grande parte do centro-sul do país, devido à atuação de uma alta pressão, e em algumas áreas no Nordeste, em virtude da influência de um sistema de baixa pressão em altos níveis da atmosfera, a tendência desses próximos dias é de tempo mais seco, mas no centro-sul a partir de meados da semana que vem, um novo sistema deve avançar, causando chuva novamente na região.

 

Venha fazer parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima