No decorrer desta semana, áreas de instabilidade voltam a se propagar pelo Sul do Brasil, onde até a sexta-feira (13) de uma forma geral os volumes de água serão baixos. Especialmente no Rio Grande do Sul, os episódios ainda serão muito esparsos e além das poucas chuvas previstas, até a metade desta semana há previsão para muito calor, com máximas de 40°C entre o centro, oeste e Campanha, o que causa ainda mais estresse para as lavouras.
Foto/Reprodução Getty Images
Uma frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil entre a sexta-feira (13) e o final de semana. Mais uma vez o sistema passará rápido, mas desta vez deve espalhar de forma mais generalizada sobre o interior da região e algumas áreas do Rio Grande do Sul devem receber volumes moderados, entre 30 e 50mm, que devem beneficiar lavouras em desenvolvimento e a finalização do plantio da soja.
Assista ao vídeo:
Além das chuvas aumentarem a umidade nas lavouras, também devem aliviar o calor que vem causando estresse para as plantações. No final de semana são esperadas temperaturas bem mais amenas, com máximas entre 21 e 24ºC sobre a metade sul Gaúcha. A frente fria que vai avançar deve ser mais atuante sobre o Paraná, onde estão previstos os maiores volumes, que podem ultrapassar 100mm até a próxima semana.
Venha fazer parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima