Diminuição das chuvas favorece colheita da soja em MT

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta semana, um intenso corredor de umidade, que vinha atuando sobre o interior do Brasil e provocou temporais entre o Sudeste e Centro-Oeste, perde força. Ainda assim, áreas de instabilidade vão continuar atuando sobre grande parte das áreas produtoras e as chuvas vão continuar ocorrendo, porém, alternadas com períodos de melhoria e com moderada intensidade.

 

GettyImages-182796666

Foto/Reprodução Getty Images

 

Em áreas produtoras do Sudeste, os volumes ainda podem ultrapassar 70mm até o próximo final de semana. Já entre o Centro-Oeste, Norte e Matopiba os volumes, de uma forma geral, devem variar entre 30 e 50mm nas áreas mais atingidas. As chuvas não serão tão duradouras e os períodos de sol devem aumentar, o que favorece atividades no campo, especialmente a colheita da soja que está começando em Mato Grosso e foi afetada pelos períodos chuvosos dos últimos dias.

 

Assista ao vídeo com a meteorologista Nadiara Pereira:

 

 

No Sul do País, uma frente fria deve avançar entre a sexta-feira (13) e o final de semana. Mais uma vez o sistema passará rápido, mas desta vez deve espalhar de forma mais generalizada as chuvas sobre o interior da região, e o Rio Grande do Sul poderá receber volumes moderados, que devem beneficiar lavouras em desenvolvimento. Além de espalhar chuva, o sistema deve aliviar o calorão que atinge o interior gaúcho e durante o final de semana são esperadas temperaturas mais amenas no Estado.

 

Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima