Calor extremo segue agravando a situação das lavouras no Rio Grande do Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A temperatura voltou a passar dos 40°C no Rio Grande do Sul nesta semana. Na tarde da última terça-feira (17), fez 40,4°C em Quaraí, no oeste Gaúcho e ao longo desta semana o calor vai continuar intenso no Estado. Pelo menos até a sexta-feira (20), as temperaturas devem se aproximar dos 40°C especialmente entre o centro, oeste e região da Campanha Gaúcha.

 

sol_soja_gettyimages

Foto/Reprodução Getty Images

 

As chuvas até devem atingir áreas do leste e norte do Estado nos próximos dias, mas serão muito isoladas e rápidas, insuficientes para amenizar o calor. O calor excessivo agrava ainda mais a situação da estiagem no Rio Grande do Sul e provoca ainda mais estresse para as plantações de soja e milho que já vem sendo afetadas pela falta de umidade.

 

Assista ao vídeo abaixo com a meteorologista Nadiara Pereira:

 

 

Apesar das chuvas que ocorreram no último final de semana, os episódios foram muito mal distribuídos e principalmente o oeste do Estado foi menos favorecido, com volumes abaixo de 10mm. O calor deve diminuir só na virada do mês de janeiro para fevereiro, quando a chuva deve retornar para o estado de forma mais abrangente, aliviando um pouco as temperaturas e trazendo um pouco mais de umidade.

 

Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima