Em Ijuí (RS), houve aumento da incidência de ácaros na cultura de morango. Os produtores realizam a poda das plantas para retomar a produção. Também foi intenso o preparo das áreas para transplantio de mudas provenientes da Espanha, que devem ser entregues nos próximos dias.
Em Porto Alegre, o cultivo de morango apresenta frutos pequenos e baixa produtividade que resultam dos momentos de alta radiação e temperatura, mas é bom o aspecto fitossanitário dos plantios. Foram iniciados os preparativos para novos plantios e renovações.
Foto: Getty Images
Figo
Em Santa Rosa (RS), a cultura do figo segue em fase de colheita, acelerada pela falta de umidade. Esse estresse hídrico tem causado queda prematura de folhas e produção de frutos de tamanho reduzido.
Pêssego
Em Pelotas (RS), os produtores realizam a poda verde das plantas de pêssego e as roçadas para manter limpas todas as áreas dos pomares. As chuvas ocorridas na semana resultaram na retomada da umidade dos solos, permitindo o desenvolvimento
vegetativo dos pessegueiros e possibilitando a recuperação da reserva de água.
Uva
Em Ijuí (RS), a cultura da videira está em final de colheita, restando as cultivares tardias. No município, os produtores de mudas de videiras realizam a limpeza e a condução das mudas em atraso, pois os trabalhos não foram realizados no período ideal para evitar a morte de plantas em consequência da estiagem. De acordo com a regional da Emater/RS, em Porto Alegre, em relação à cultura da uva, o ritmo de colheita foi intenso nas microrregiões produtoras por conta da maturação dos frutos. Chega ao fim a safra das variedades de Niágara.
Em Santa Rosa (RS), a cultura da uva segue em fase final de colheita e apresenta excelente carga de cachos, porém as bagas, com exceção do cultivar Niágara Branca, estão com tamanho reduzido devido à falta de umidade. Há incidência de doenças nos pomares que não tiveram tratamento de inverno e preventivo na fase vegetativa, como míldio na variedade Niágara Branca e antracnose nas demais. Há bastantes ataques de vespas e abelhas, que depreciam a produção.
Leia também: Produção de trigo no BR cresceu 76%, nos últimos 5 anos
Radar Meteorológico: Chuva
O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!
Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.