Hoje, dia 16 de março é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, data que tem o intuito de alertar a população sobre os problemas que a Terra vem enfrentando em relação a diversas alterações do clima, além de também ampliar o real debate para a necessidade de ações que reduzam os impactos dessas mudanças no planeta.
Como devo me precaver das mudanças do clima?
Efeitos das mudanças do clima
Os efeitos causados pelas mudanças climáticas já afetam diariamente parte da população mundial. Em algumas regiões os efeitos causados pelos eventos climáticos extremos são degradação de terras e falta d’água.
Segundo Samanta Pineda, advogada especialista em Direito Socioambiental, que esteve presente na 27ª Conferência Mundial do Clima (COP 27) no ano passado, realizada em Sharm el-Sheikh, a população passou a emitir mais gases de efeito estufa (GEE) desde o século XVIII, esse não é um problema novo.
Foto: Getty Images
Brasil e as consequências dos extremos do clima
Desde o ano passado, o Brasil sofre as consequências de eventos extremos do clima, como calor e umidade ultrapassando a tolerância humana, e caso não busquemos soluções para conter o aumento da temperatura abaixo de 1,5ºC, teremos impactos irreversíveis ao planeta.
“Precisamos de ações, como mudar significativamente a relação com as fontes de combustíveis fósseis, a fim de diminuir e neutralizar as emissões de gases liberadas na atmosfera” diz Samanta Pineda.
“É importante proteger e restaurar as florestas, fazer investimentos em tecnologias para melhorar a agricultura, ajudando comunidades a construir resiliência e aumentando a produção de energia limpa”, reforça Luiza de Araujo Furiatti, advogada e especialista em direito ambiental.
Alterações no Zoneamento Climático das principais culturas no Brasil
No Brasil, diversas atitudes estão sendo tomadas na tentativa de mitigar os gases poluentes. Segundo a especialista Samanta Pineda, um dos pontos para ajudar na diminuição das mudanças climáticas, é a realização da transição energética adequada.
“O Brasil se afirmou como um País altamente produtivo em Sharm el-Sheihk. Várias indústrias mostraram efetivamente, que é possível a adoção de economia circular, sistemas produtivos menos emissores e mercado de carbono. A transição energética é real, é possível e está aqui”, finaliza Pineda.
Mudanças Climáticas, a transição energética como uma aliada!
Durante a Agrishow 2023, a Climatempo irá receber você produtor para uma experiência e vamos debater a questão do impacto da mudança climática na Agricultura. Então, espero você na feira!
Radar Meteorológico para áreas agrícolas
O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!
Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.