Projeção indica colheita de 67 mil/t de maçã safra 2023

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Uma das maiores empresas produtoras de maça, localizada em Vacaria (RS), nos Campos de Cima da Serra, pretende aumentar a colheita de maça em quase 30% em relação ao ano passado, com projeção de atingir 67 mil toneladas de maçãs na safra de 2023.

 

Apesar de condições climáticas adversas com a geada tardia em novembro de 2022 e a forte seca que atingiu o estado gaúcho nos primeiros meses de 2023, a expectativa da colheita são frutos com peso médio de 120 gramas para Gala e 140 gramas para Fuji, acima dos pesos do ano anterior.  

 

Foto: Divulgação RAR – RASIP projeta colheita de 67 mil toneladas de maçã

 

O CEO da RAR, Sergio Barbosa, explica que a exportação deste ano deve atingir a marca de 20% da produção.

 

“Em Vacaria é produzido mais de 80% de toda maçã em solo gaúcho e a RASIP foi a primeira empresa a exportar maçãs. Devemos vender cerca de 13 mil toneladas para o exterior, para Rússia, Bangladesh, Irlanda, Inglaterra, Colômbia, entre outros. Somos um dos principais players de exportação deste fruto no Brasil e estamos atentos em alternativas para capilarizar cada vez mais a oferta e venda de maçãs no mundo”, explicou. 

 

“Iremos aumentar todos os números em relação a 2022. Tivemos situações meteorológicas um pouco desfavoráveis, mas graças ao estudo e planejamento dos nossos profissionais vamos ter uma colheita de maçãs lisas e com uma boa coloração”, explicou o diretor de fruticultura da RASIP, Celso Zancan. 

 

Leia também: Podcast Agrotalk traz novidades sobre o de olho no material escolar: conteúdos didáticos sobre o Agro

 

Tendência do clima nos próximos dias

 

Na Região Sul a previsão é de pouca chuva. Do litoral norte a serra, abrangendo a região de Tramandaí, Porto Alegre, Bom Jesus e Passo Fundo, tempo estável com sol, temperaturas altas e sem chuva ao longo da sexta-feira. Nas demais áreas do estado, sol pela manhã e pancadas de chuva entre tarde e noite. Chances de temporais localizados na campanha gaúcha, local onde há maior influência da frente fria e de cavados meteorológicos.

 

No sábado (18/03), a chuva se espalha mais, desde o centro-sul do estado, a circulação marítima  mantém muitas nuvens e chuva em vários períodos do dia, com aberturas de sol. Nas demais áreas, bem como em Porto Alegre, sol pela manhã com previsão para pancadas de chuva entre tarde e noite.

 

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.