Plantio do milho segunda safra entra na reta final no BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O plantio do milho segunda safra avança e entra na reta final. Cerca de 85,1% do milho segunda safra já foi semeado, de acordo com a Companhia nacional de Abastecimento (Conab).

 

Região Sul

 

No Paraná, a última semana foi de clima mais seco, permitindo bom avanço da área semeada. Ainda assim, observa-se atraso na semeadura em relação a janela ideal de plantio.

 

Região Centro-Oeste

 

Em Mato Grosso, falta apenas 1% da área prevista a ser plantada. As condições climáticas são favoráveis às lavouras, resultando em bom desenvolvimento. Em Goiás, a semeadura está praticamente finalizada. Mesmo com o encerramento da janela ideal, a semeadura persistiu, motivada pelo bom clima.

 

Região Sudeste

 

Em Minas Gerais, continuam as operações de plantio, chegando a 80% da área esperada. Observa-se atraso na semeadura em relação ao período ideal.

 

Região Nordeste

 

No Maranhão, a semeadura avança rapidamente, especialmente no sul do estado. No Piauí, as boas condições climáticas e os resultados satisfatórios na última safra tem motivado o aumento na área plantada. A semeadura se aproxima da conclusão e as lavouras apresentam boas condições.

 

Região Norte

 

No Tocantins, o plantio está concluído, mesmo com certo atraso em relação à janela ideal. As lavouras estão em desenvolvimento e apresentam boas condições. No Pará, a semeadura continua nas regiões oeste e sul, principalmente em sucessão à colheita da soja. As condições climáticas permanecem favoráveis.

 

Tendência do clima

 

No decorrer desta semana a distribuição da chuva não deve mudar muito. Até há previsão para passagem de uma frente fria pelo centro-sul do país no decorrer da semana, mas esse sistema passará muito rápido pelo Sul e pelo Sudeste, onde vai provocar apenas episódios esparsos de chuva sobre áreas produtoras do interior da Região Sul, São Paulo, sul e Triângulo Mineiro.

 

Nas áreas entre a metade norte de Minas Gerais, Espírito Santo e extremo sul da Bahia há expectativa para o predomínio do tempo seco, enquanto as chuvas vão continuar mais expressivas entre o Centro-Oeste, Norte e partes do Nordeste. Entre Mato Grosso, Pará, norte do Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará tem previsão para volumes que podem ultrapassar 100mm nos próximos dias e as temperaturas máximas devem ficar mais amenas, o que indica períodos mais prolongados de tempo fechado, que devem paralisar atividades no campo e inclusive a instalação do milho segunda safra em partes do Centro-Oeste.

 

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.