Tempo firme e seco favorece retomada dos trabalhos nos campos de arroz

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área cultivada de arroz no Rio Grande do Sul é de 889.549 hectares. A produtividade está estimada em 7.744 kg/ha, o que consiste em uma expectativa de produção 5,86% menor do que os 8.226 kg/ha, projetados no início do plantio. Restam 2% a ser colhido e a operação em campo foi retomada com o tempo firme e seco.

Em Santa Vitória do Palmar, Pelotas e Arroio Grande a produtividade permanece entre 8.500 e 10.600 kg/ha, sendo considerada excelente. As chuvas foram de grande importância para recuperar os níveis das aguadas. A Barragem do Chasqueiro, que pode irrigar até 19.600 hectares, aumentou a sua capacidade de armazenamento para 25,6%.

Em Porto Alegre, onde aproximadamente 97% das áreas já foram colhidas, houve redução no ritmo da operação, que ainda ocorre nas lavouras de cultivares de ciclo tardio. Em Santa Maria, a colheita do arroz está próxima da finalização, totalizando 97%.

Em Santa Rosa, a colheita já foi encerrada. Percebem-se resultados favoráveis acerca da safra de arroz 2022/2023 em razão da manutenção dos preços, que estão em patamar mais elevado, se comparado à evolução negativa da cotação da maioria dos demais grãos, além da produtividade estar acima da esperada em parte das lavouras. Alguns rizicultores avaliam retomar o cultivo em áreas que estavam em tendência de queda no plantio desde a safra 2021/2022.

Em Soledade, a colheita avança. A produtividade está próxima à projetada, e os grãos apresentam boa qualidade e rendimento de engenho.

Tendência do Clima

Tempo firme em todo o Rio Grande do Sul. O sol continua aparecendo no céu e sem chuva pelo estado gaúcho. Além disso, as temperaturas permanecem baixas. Ressalta-se que as temperaturas baixas seguirão nas próximas semanas.

O tempo firme segue em todo o estado até o dia 19 de maio, com chuva previsão de chuva a partir de 20 de maio. Porém, os temporais mais fortes por parte do estado gaúcho devem ocorrer entre os dias 23 e 28 de maio, devido à passagens e formações de frentes frias. Acompanhe nesta página do Agroclima as notícias com a tendência do clima para os próximos dias e o monitoramento desta chuva.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.