O milho é uma cultura produzida nas lavouras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste Nordeste e Norte do Brasil, seja para o consumo humano ou para alimentação animal, como proteína fundamental na ração de bovinos de leite, aves e suínos.
O grão é destaque na feira AgroBrasília 2023 que acontece até o próximo sábado (27/05), e mostra importância desta commoditie na balança econômica brasileira. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de milho desse ano deve ser recorde, alcançando 119,9 milhões de toneladas, 8,8% maior que em 2022.
Foto: Angela Ruiz – AgroBrasília 2023
Esse crescimento gera uma demanda por sementes que auxiliem o agricultor a produzir mais, com menor impacto ambiental. Por isso, durante a AgroBrasília o que se viu em diversos estandes expositores o investimento em pesquisa e desenvolvimento de híbridos que aumentem o potencial produtivo e ao mesmo tempo que sejam menos impactados pelas variações climáticas. A tecnologia empregada nas sementes mostra para o produtor que há recursos mais tolerantes às pragas e doenças, que é fundamental para contribuir com uma agricultura sustentável.
Tendência do Clima
No boletim, a meteorologista Eliana Gatti comenta sobre o risco de temporal para o centro-sul do país nos próximos dias. Assista:
Radar Meteorológico para áreas agrícolas
O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!
Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.