Sobe para 30 o número de casos de gripe aviária

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Cinco novos casos de gripe aviária foram identificados em aves silvestres no Brasil, de acordo com o último boletim do Ministério da Agrcultura (Mapa), divulgado no dia 08 de junho.

Ao todo, até este momento, são 30 casos de aves silvestres, sendo que 7 estão em acompanhamento. Os estados com focos confirmados da influenza aviária são: Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Mais recurso no combate a influenza aviária

Uma Medida Provisória Nº 1.177, publicada no Diário Oficial da União, abriu crédito extraordinário de R$ 200 milhões em favor do Ministério da Agricultura e Pecuária. Os recursos serão aplicados nas ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país, as ações de controle e contenção da doença serão intensificadas. Assim, o crédito extraordinário será aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

“O combate à gripe aviária é uma questão que merece a atenção de todos, pois o avanço da doença poderia impactar diversos setores do país. Por isso, essa medida vai nos dar mais segurança para o enfrentamento a esta crise sem maiores riscos”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Entre as ações de controle e combate à Influenza Aviária estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos. Para isso, as equipes técnicas poderão contar com reforço para as ações pontuais.

O Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura. 

O Ministério da Agricultura disponibiliza pela internet um mapa sobre focos confirmados de Influenza Aviária. A plataforma pode ser consultada por qualquer pessoa e será atualizada duas vezes ao dia. Clique aqui para ver.

Foto: Getty Images

O que causa a gripe aviária?

A gripe aviária é causada pelo vírus influenza A e pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas. Portanto, o efeito da influenza aviária é grande na avicultura. Além da necessidade do abate das aves, há um retardamento no ciclo de produção.