Clima beneficia cultivo da canola no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, a área de cultivo de canola está estimada é de 67.219 hectares, e a produtividade está estimada em 1.632 kg/ha. A semeadura foi concluída. As condições climáticas têm beneficiado o bom desenvolvimento das lavouras, que apresentam uma população de plantas adequada, vigorosa e saudável.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a cultura apresenta rápido crescimento, com emissão de folhas basais bem desenvolvidas, grandes e de coloração verde intensa. O manejo de plantas invasoras foi eficiente, resultando em lavouras livres de competição com plantas daninhas. Quanto às fases da cultura, 94% das plantas estão em estágio vegetativo, e 6% encontram-se em fase de floração.

Em Santa Rosa, 80% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 17% estão em fase de florescimento, e 3% na fase de enchimento de grãos. A frequência de chuvas tem favorecido a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura. Os produtores realizaram o controle de lagartas e traças e, no momento, estão atentos à ocorrência de doenças em função da maior umidade do ambiente, que pode favorecer a presença de fungos e bactérias nas plantas cultivadas.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.