50% das lavouras de canola estão em floração no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Ijuí (RS), a canola está evoluindo rapidamente para o estádio reprodutivo, com mais de 50% das lavouras em floração ou formação de síliquas. O desenvolvimento das plantas é muito bom, com tamanho de folhas e colmos maiores em relação à safra 2022.

Em Santa Maria, 75% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 15% em floração e 10% em fase de enchimento de grão. Em Soledade, a cultura está iniciando o florescimento. O aspecto geral das lavouras é considerado bom, assim como a sanidade.

Em Santa Rosa, no momento, 36% das lavouras semeadas estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 50% em florescimento, 14% na fase de formação e enchimento do grão, e 1% está maduro. Durante a semana, foi observada a intensificação da floração nas lavouras da região, mas a maior parte das áreas ainda não apresenta floração plena. Em função do clima mais úmido e quente, foi observada a evolução mais intensa de mofo branco nas lavouras, principalmente em áreas que não receberam tratamento de fungicidas. A população de lagartas e traças foi controlada a partir do uso de inseticidas fisiológicos.

Tendência do Clima

Nesta sexta-feira (04/08) a passagem de uma frente fria muda o tempo na Região. Na faixa sul do Rio Grande do Sul, há previsão de chuva ao longo da manhã e tarde. A noite chuva vai embora e o tempo fica firme. Na parte central a chuva chega no fim da tarde, início da noite. No norte norte e nordeste gaúcho o tempo fica firme, sol aparece entre nuvens.

No fim de semana, a tendência é que o tempo fique instável em toda faixa centro-norte do estado, associado com a circulação da alta pressão, que impulsiona os ventos úmidos do oceano para o continente e favorece o aumento da nebulosidade. O dia começa com muita nebulosidade e pode ocorrer chuva de fraca a moderada intensidade. Para a parte centro-sul, o dia será de sol entre nuvens. 

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.