Grande amplitude térmica tem favorecido infestações de mosca das frutas nos pomares gaúchos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na região administrativa da Emater-RS/Ascar de Bagé, em São Borja e em Quaraí, os produtores continuam a colheita nos pomares. A produtividade está abaixo da média histórica devido aos efeitos da estiagem durante o período de primavera/verão passado. Os frutos apresentam boa qualidade, e estão sendo comercializados em mercados institucionais, feiras municipais e direto aos consumidores.

Em Alegrete, a colheita está em fase final nas áreas de produção de bergamota Ponkan e laranja do Céu. Os dias de grande amplitude térmica tem favorecido infestações de mosca-das-frutas nos pomares de bergamota Ponkan e de laranja de umbigo.

Foto: Fundecitrus

Em Erechim, a colheita de laranja Valência está em ritmo acelerado, e o preço está melhorando semanalmente. O preço para a indústria é de R$ 650,00/t, e a fruta in natura está a R$ 1,00/kg. Bergamota Montenegrina está em colheita, e os frutos apresentam calibre satisfatório.

Em Frederico Westphalen, devido ao tempo quente dos últimos períodos, houve início de brotação e de florescimento dos pomares, o que exigiu a realização de tratos culturais e de adubação, recomendados para essa fase fenológica.

Em Santa Maria, segue a colheita de citros, principalmente de bergamota Ponkan e de laranja de umbigo. Nos pomares, os produtores estão realizando os tratamentos de inverno para o controle de pragas e doenças. Já, em Santa Rosa, a maioria das variedades de citros estão iniciando novas brotações, mas algumas variedades de laranja seguem em colheita, como de umbigo e Valência. Há ataque de pragas nas mudas novas de citros, principalmente de pulgão e larva-minadora.

Em Soledade, segue a colheita de laranja de umbigo de ciclo médio. Também inicia a colheita de bergamota Montenegrina no Baixo Vale do Rio Pardo. Já para a laranja suco, os produtores ainda aguardam a colheita, pois o grau Brix segue abaixo do padrão recomendado. No entanto, alguns estão realizando colheitas parciais.

Tendência do Clima

Nesta terça-feira (15/08), as temperaturas ficam amenas pela manhã no Rio Grande do Sul, mas as tardes voltam a ter temperaturas mais elevadas. Dia de sol, sem chuva em todas as regiões gaúchas. Na quarta-feira (16/08) não há mudanças no padrão de tempo. Dia de sol com poucas nuvens, sem previsão de chuva. Tardes ensolaradas e com temperaturas mais altas. Pode ventar ao longo do dia, mas sem grandes alertas.

Na quinta-feira (17/08), há possibilidade de chuva entre tarde/noite no extremo sul do Rio Grande do Sul. Próximos dias com tardes cada vez mais quentes, em especial no interior.

Novidade: Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!