Semeadura do milho está em fase inicial no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores gaúchos realizam os trabalhos de preparo das áreas para o plantio. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, os produtores de Maçambará deram início ao plantio e aguardam pelas chuvas para garantir o estande das plantas. Diversos produtores do município optaram pelo plantio de trigo e soja em detrimento de milho devido aos baixos preços do grão.

Foto: Getty Images

Em São Borja, o plantio foi iniciado, mas muitos produtores aguardam melhor umidade do solo, em algumas áreas de coxilha, para evitar falhas de estande. Em Erechim, ocorre a dessecação e o plantio nas áreas de microclima mais quente. Em Frederico Westphalen, a maioria dos produtores estão preparando as áreas para a semeadura. Há, no entanto, áreas que já foram semeadas, principalmente as localizadas próximas do Rio Uruguai, como é o caso dos municípios de Pinheirinho do Vale, Vicente Dutra, Iraí, entre outros.

Em Ijuí, o retorno das precipitações e a alta umidade do ar e de solo não permitiram o avanço da semeadura. Na Região Celeiro, onde a semeadura iniciou nos primeiros dias de agosto, as plantas ainda não emergiram. Os agricultores finalizaram o manejo das plantas de cobertura e estocaram insumos nas propriedades para darem início à semeadura. Alguns produtores, considerando o alto custo de implantação e o baixo preço do milho no mercado, estão dando preferência à cultura da soja.

Em Santa Maria, o trabalho é intenso na preparação das áreas para o novo plantio, principalmente no manejo das plantas de cobertura. Em Cachoeira do Sul, já foi iniciado o  plantio da cultura da nova safra. Em Santa Rosa, nos municípios onde os acumulados de chuvas foram menores, a semeadura avançou, atingindo 40% da área em alguns locais. As lavouras recém-semeadas apresentam boa germinação em virtude da temperatura média neste inverno atípico, proporcionando excelente população de plantas em certas áreas. As chuvas favoreceram a germinação nas lavouras semeadas, mas que ainda não haviam germinado, assim como permitiram o bom desenvolvimento inicial das plantas. Alguns produtores devem realizar a semeadura no início de setembro, visando a melhores condições de temperatura e do solo para emergência mais rápida das lavouras. Nas áreas já implantadas, observa-se adequada formação de estande de plantas.

Tendência do Clima

Novidade: Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!