Clima é favorável mas preço desanima produtor de aveia no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No norte do Paraná, as culturas de inverno implantadas, como trigo, aveia Preta e aveia grão branco, estão se desenvolvendo satisfatoriamente e se encontram em estágio de enchimento de grãos e maturação. Onde a colheita começou, os rendimentos têm se mantido dentro das estimativas iniciais.

Clima favorável e preço desanimador

Nesta safra, apesar das boas perspectivas de rendimento das culturas de inverno e das condições climáticas favoráveis, muitos produtores estão desanimados devido aos preços de mercado, que estão mais baixos do que no mesmo período do ano anterior. Além disso, os altos custos de produção que tiveram que enfrentar também contribuem para esse desânimo. As culturas de aveia estão sendo incorporadas ao solo para a adubação verde, aguardando o plantio das culturas de verão, como a soja na próxima safra.

Foto: Getty Images

Chuva e calor atrai o brusone

No oeste, sudoeste e centro-oeste paranaense, a grande maioria das áreas de trigo está em fase final de frutificação e maturação. Foi observada uma incidência de brusone, principalmente nos plantios iniciais, devido às chuvas e ao calor. Isso já está acarretando uma diminuição na produtividade inicial. No entanto, os produtores têm adotado os controles necessários, visando evitar perdas. A colheita está acontecendo em um ritmo lento, uma vez que está competindo com a colheita do milho.

No sul do estado, algumas áreas de aveia branca também foram colhidas, mas a produtividade provavelmente será um pouco menor do que o esperado, devido à alta incidência de ferrugem. As lavouras de trigo e cevada estão em desenvolvimento vegetativo ou floração, em sua maioria. Algumas áreas já passaram pelo processo de colheita, apresentando resultados satisfatórios em termos de rendimento. Os agricultores seguem realizando os monitoramentos e os tratos culturais necessários.

Tendência do Clima: Tempestades no Paraná

Neste último dia de Agosto (31/08), o tempo permanece firme em boa parte do Paraná. A condição será de sol entre algumas nuvens, sem chuva. Para a faixa noroeste, o tempo segue com previsão de pancadas de chuvas de fraca intensidade ao longo de todo o dia.

Na sexta-feira (01/09), as chuvas ganham intensidade sobre a faixa centro-oeste do estado. Uma baixa pressão se forma sobre a faixa oeste do estado e a previsão é de muita nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. No litoral, o tempo volta a ficar instável, mas há previsão de pancadas de chuva de fraca intensidade. No restante do estado, incluindo a capital Curitiba, a condição é de sol entre muitas nuvens, sem chuva.

No sábado (02/09), instabilidades avançam sobre o estado. Há previsão de chuva em todo o Paraná. Para todo estado a condição será de muita nebulosidade e há previsão de chuva moderada a forte intensidade. Atenção para faixa extremo sudoeste onde a previsão é de tempo chuvoso e com tempestades ao longo do dia.

Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!