Temperatura elevada prejudicou fase inicial do trigo no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As lavouras de trigo evoluíram de fases fenológicas de modo acelerado e, no momento, 50% estão em final de estágio vegetativo, 39% em florescimento, e 11% em enchimento de grãos. As temperaturas elevadas no início do período prejudicaram as condições sanitárias das lavouras, levando os produtores a realizar aplicação de fungicidas, em algumas áreas, repetidamente. Há relatos de que lavouras foram atacadas por giberela, causando a má formação dos grãos na espiga, fator que, somado a outros elementos, pode afetar negativamente a produtividade.

A queda de temperaturas, no final do período, foi benéfica para as lavouras onde não ocorreram geadas, inibindo o desenvolvimento de doenças fúngicas e a evolução da infestação de pulgão. Com o prognóstico de chuvas, os produtores realizaram aplicações de fertilizantes nitrogenados.

Foto: Ana Munareto – São Miguel das Missões – RS

Tendência do Clima

Nesta sexta-feira (01/09), há previsão de muitas instabilidades em grande parte do Rio Grande do Sul. É importante destacar um alerta para temporais com chuva ao longo do dia nas faixas oeste, noroeste e norte. Para as outras regiões, a chuva chega à partir da noite, com intensidade de moderada a forte. Vale ressaltar que essas chuvas virão acompanhadas de raios em todas as regiões. Atenção também para rajadas de vento que variarão entre 50 e 65 km/h no sudoeste, oeste e noroeste. Na região litorânea, entre Chuí e Torres, as rajadas soprarão com a mesma intensidade, entre 50 e 65 km/h.

No sábado (02/09), as instabilidades ganham força sobre o Rio Grande do Sul. Há previsão de tempo chuvoso e com tempestades na parte norte do estado. Para o restante do estado, a condição será de muita nebulosidade, e há previsão de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia.

No domingo (03/09), a chuva persistirá em todo o estado. Um sistema de baixa pressão se forma sobre o Rio Grande do Sul e mantém o tempo muito nublado e chuvoso ao longo de todo o dia.

Na segunda-feira (04/09), previsão de muita chuva na capital gaúcha. Neste dia, se forma um ciclone extratropical. Isso reforçará a ocorrência de chuvas no estado. Na faixa centro-sul, o tempo permanecerá chuvoso ao longo do dia. Já na faixa centro-norte, as tempestades serão mais intensas.

Leia também: El Niño deve contribuir para plantio da safra verão no Sul, mas pode atrasar semeadura do milho 2ª safra

Central El Niño: A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!