O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) estima cultivo de 902.425 hectares. A Emater/RS-Ascar projeta produtividade de 8.359 kg/ha. A cultura está em implantação, prejudicada pela recorrência de precipitações e pelo encharcamento do solo. Por causa das chuvas, ainda há atraso no estabelecimento de lavouras em comparação à safra passada.
Na Fronteira Oeste, foram observados avanços significativos na área implantada, que já atingiu 40% em Uruguaiana e Barra do Quaraí. Já em Maçambará, o plantio abrange 18% da área estimada.
Em São Borja, os produtores continuam as atividades de implantação. No entanto, há apreensão quanto ao risco de alagamentos nas áreas já semeadas devido ao aumento do nível do Rio Uruguai e ao fato de as lavouras estarem próximas de cursos d’água.
Em Pelotas, houve expansão da semeadura e melhoria significativa das áreas destinadas ao cultivo com um pouco mais de 4% das áreas implantadas. No entanto, a semeadura está atrasada em comparação ao mesmo período da Safra 2022/2023, quando já haviam sido semeados 39% da área total projetada.
Em Santa Maria, a implantação abrangeu 24% da área estimada. Em Santa Rosa, a maior parte das áreas está preparada para a semeadura e à espera da redução de umidade do solo para iniciar a implantação.
Tendência do Clima
A semana começa com a chuva ganhando força em todo o Rio Grande do Sul. Os municípios devem ficar em alerta devido aos elevados acumulados e forte intensidade da precipitação.
Nesta terça-feira (17/10), há previsão de chuva em boa parte do estado gaúcho. O dia terá bastante nebulosidade e chuva a qualquer momento, sendo volumosa e forte no oeste e norte do estado. Nas demais área, a chuva cai de fraca a moderada intensidade, inclusive em Porto Alegre. No sul gaúcho o tempo fica firme e sem chuva, mas com bastante variação de nuvens. Os municípios mais fragilizados devem permanecer em alerta.
Na quarta-feira (18/10), a instabilidade diminui e o frio ganha força. No litoral norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre, o dia começa com céu encoberto mas, no período da tarde ocorrem algumas aberturas de sol. Nas demais áreas do estado, não chove mas a temperatura fica baixa.
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!