Clima favorece milho terceira safra em Alagoas e na Bahia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O clima foi favorável com ocorrência de chuvas regulares durante todo ciclo vegetativo do milho terceira safra 22/23, principalmente, nas regiões onde se concentra a maior área plantada. No Alto Sertão, as chuvas foram escassas impactando no potencial produtivo. As lavouras estão no estágio de maturação, aguardando a colheita, de acordo com o último Boletim de Monitoramento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na Bahia, a colheita na região Nordeste avança favorecida pelo clima seco. Os rendimentos estão abaixo do esperado devido ao ataque de cigarrinha e as baixas precipitações ocorridas durante o ciclo da cultura. No extremo oeste baiano, a colheita está finalizada.

Em Pernambuco, as lavouras foram beneficiadas pela boa distribuição das chuvas, intercaladas com dias de boa luminosidade. A colheita atingiu 80% da área prevista e boas produtividades têm sido alcançadas.

Tendência do Clima

Até a quarta-feira (01/11) a área de baixa pressão atmosférica deve avançar para o oceano formando uma nova frente fria, que deve avançar pela costa do Brasil espalhando instabilidades sobre o interior do país. Com isso, além de episódios de chuva que devem atingir o Sul do Brasil, tem previsão pra pancadas de chuva entre o interior do Centro-Oeste, no Sudeste e até o sul da Bahia.

Na segunda metade da semana deve voltar a chover forte, entre a quinta e a sexta feira, sobre o Sul do Brasil, mais uma vez com maiores acumulados entre o norte gaúcho e o Paraná, mas a chuva vai continuar se espalhando cada vez mais também pela metade Norte do Brasil.

Entre a quinta (02/11) e a sexta feira (03/11) as chuvas devem avançar até as áreas mais ao norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, até o interior da fronteira agrícola do Matopiba e áreas mais ao sul do Pará.

Durante o próximo final de semana o tempo seco vai se intensificar sobre o Sul do Brasil, grande parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, enquanto as chuvas devem acontecer com mais intensidade sobre a metade Norte do Brasil.

Quanto as temperaturas ao longo desta semana são esperadas temperaturas bem mais amena sobre o Sul do Brasil e áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul e boa parte do Sudeste. À medida que as chuvas vão se espalhando pelo interior do Brasil as temperaturas devem amenizar um pouco também entre a área central e o interior do Matopiba. No centro-norte do Brasil a tendência é que o tempo continue abafado, mas não deve fazer tanto calor como nas últimas semanas.

Leia também: O impacto da chuva nesta nova safra do Brasil

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!