O Parque de exposições Ney Braga, em Londrina (PR), é sede do AgroBIT 2023, evento de soluções inovadoras e tecnológicas para o setor do agronegócio. Nesta terça-feira (07/11), a solenidade de abertura contou com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimentos do Paraná, Norberto Ortigara. O evento tem como objetivo firmar Londrina como um polo de inovação do agro brasileiro e reúne palestras e minicursos sobre novas tecnologias.
Segudo Ortigara, o evento espalha conhecimento sobre a produção agropecuária de alto desempenho. “O AgroBIT nos mostra como os investimentos em processos que poupam recursos são necessários e eficazes. O mundo é o cliente do agro brasileiro e precisamos sempre estar preparados para as demandas externas”, finalizou o secretário.
Público está em busca de capacitação e inovação tecnológica
O primeiro dia de evento contou com a participação de cerca de 1.000 pessoas entre produtores, estudantes, consultores e pesquisadores que se dividiram em painéis e palestras em três palcos simultâneos e minicursos, com temas como: aumento de rentabilidade nas culturas de soja, milho e trigo; tokenização no agro; tecnologias para impulsionar a sustentabilidade na produção; grãos digitais; bioinsumos, clima e rentabilidade na pecuária, entre outros.
Pelo evento os visitantes ainda acompanham ações paralelas como o AgroBIT Carreira, Academia AgroBIT para Mulheres do Agro, Rodada de Negócios Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e 10º Encontro de Gestores de TIC e Inovação das Empresas do Agro, Prêmio Produtor Rural 4.0, Smart Farm – com participação de startups e fundos de investimento, além de área de exposições com as principais inovações das empresas do setor e sala de networking.
Lucas Ferreira, consultor do Sebrae PR, destaca que o AgroBIT sempre tem o compromisso de apresentar tecnologias atuais que possam impactar o agronegócio, mas também tecnologias emergentes e tendências de futuro para o setor. “A Smart Farm é um dos palcos onde as propostas de inovação serão apresentadas por empresas de base tecnológica no intuito de atrair investimento e parceria com médias e grandes empresas que são demandantes das inovações que possam futuramente impactar a vida do produtor rural.”.
O Agrobit 2023 continua nesta quarta-feira (08/11) e o destaque será a palestra do meteorologista Willians Bini, sobre o impacto do El Niño na safra que está no campo. Você confere tudo por aqui no site Agroclima.
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!