Chuva impacta trigo, cevada e feijão no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O período pós – chuva permitiu confirmar os problemas já previstos no trigo e na cevada paranaense, de acordo com o último Boletim do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral). O trigo tem ainda 8% da área de 1,4 milhão de hectares a ser colhida. Aproximadamente 23% foram classificados como boas. Nas últimas áreas colhidas havia muitos grãos germinados na espiga.

Cevada

No caso da cevada, a colheita avançou 16 pontos porcentuais e chegou a 70% da área de 87,3 mil hectares, com grande parte da produção desclassificada para uso na indústria cervejeira. Na fração de 30% a colher, apenas 28% estão em boas condições, ante 37% da semana anterior.

Feijão

O feijão também teve reflexos das últimas tempestades. A área plantada chegou a 86% dos 111,4 mil hectares previstos, avançando apenas 3 pontos percentuais desde a semana anterior. No campo, as áreas em condições boas diminuíram 11 pontos percentuais e estão em 62%, enquanto 34% estão medianas e 4%, ruins.

Tendência do Clima

Nesta sexta-feira a condição não muda, o sol aparece em boa parte do estado, mas durante a tarde a previsão é de fortes pancadas de chuva acompanhadas por raios em todo o oeste, norte, sul e região central. Na região leste, inclusive na Grande Curitiba, a condição será de muita nebulosidade e chuva a qualquer momento do dia. 

Atenção para chuva forte, raios e rajadas de vento de até 70 km/h na região central e alerta de temporais no extremo sul paranaense. 

Neste sábado o tempo é estável e quente em grande parte do Paraná. O sol brilha forte na região norte, oeste, leste e região central, enquanto ainda chove de forma isolada e pontual no sul do estado por conta da circulação de ventos.

No domingo, pancadas de chuva voltam a se espalhar pelo oeste, sul, leste e região central do Paraná devido a circulação de ventos, são acompanhadas por trovoadas e raios e concentradas no período da tarde. Na faixa norte o dia será ensolarado e sem previsão de chuva. Já no início da semana a chuva se espalha por todas as regiões.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!