Semeadura do feijão avança no Rio Grande do Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O processo de semeadura do feijão primeira safra no Rio Grande do Sul ainda está em curso. Em regiões onde se realiza a produção de uma segunda safra, a fase de plantio já foi concluída. Porém, em áreas mais o nordeste do estado do Rio Grande do Sul em que há apenas uma única safra anual, o plantio continua em sua fase inicial e, na Região Sul, que cultiva escalonadamente, a semeadura se aproxima do final.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, o cultivo é conduzido em um ciclo único, e a semeadura das lavouras destinadas ao mercado comercial terá início somente em dezembro. Em Ijuí, a cultura encontra-se no estágio reprodutivo; aproximadamente 30% das plantações estão em fase de floração. As primeiras áreas de cultivo, que representam 70% da área total, já estão na etapa de desenvolvimento de vagens e grãos, exibindo promissor potencial produtivo. Os agricultores estão em constante monitoramento da presença de pragas e de doenças, e direcionam especial atenção para a aplicação de fungicidas.

Em Frederico Westphalen, 30% da área encontra-se nas fases de germinação e de desenvolvimento vegetativo; 50%, na fase de floração; e 20%, na fase de enchimento de grãos. Em Pelotas, foram semeados 61% da estimativa inicial de plantio. Predomina a fase de desenvolvimento vegetativo, e houve melhoria significativa nas lavouras devido ao aumento das temperaturas.

Foto: Getty Images

Tendência do Clima

O tempo permanece instável em todo o Rio Grande do Sul neste feriado de 15 de novembro. Na região norte e noroeste, a condição será de muita nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia, há previsão de temporais e fortes rajadas de vento nessas áreas, os municípios devem ficar em alerta. Nas demais regiões a chuva ocorre a qualquer momento do dia, sendo volumosa e forte, com destaque para a região leste. 

Perigo de temporais, chuva volumosa e rajadas de vento acima de 90 km/h na região norte e noroeste. Alerta de temporais e rajadas de vento de até 90 km/h na região central, Região metropolitana de Porto Alegre e litoral norte. Atenção para chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento de até 70 km/h nas demais regiões.

Na quinta-feira (16/11), a passagem de uma nova frente fria, combinada com a atuação da baixa pressão sobre o Paraguai, intensifica a chuva em boa parte do estado. Na região norte, centro-norte e leste, incluindo a capital Porto Alegre, a previsão é de tempestades (temporais/chuva volumosa) ao longo do dia. Atenção para fortes rajadas de vento. Na região de Santa Maria, a chuva ocorre a qualquer momento do dia, com até forte intensidade. A atuação de uma alta pressão favorece o tempo estável e sem chuva na Campanha, região sul  e de Uruguaiana.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!