Produção de arroz paulista apresenta queda significativa

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Entre as culturas com menor produção no estado de São Paulo, a queda percentual mais acentuada ocorreu no arroz, com decréscimo de 17,9% e volume previsto de 41,8 mil toneladas. O arroz irrigado, centralizado basicamente na região do Vale do Paraíba, tem plantio ainda lento e estava semeado em torno de 40%, quando foi realizada o levantamento pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As chuvas vem comprometendo a evolução da semeadura. Esse tipo de arroz produzido em São Paulo tem comercialização na própria região. Já o arroz sequeiro é pouco cultivado no estado, e é utilizado quase que integralmente para a subsistência local.

Foto: Getty Images

Feijão

Para o feijão é prevista uma produção total de 180,1 mil toneladas, somadas as três safras, contra as 182,1 mil toneladas produzidas na safra passada. No feijão-cores 1ª Safra, o plantio acontece antecipadamente e é ostensivo por parte dos produtores da região de Holambra, com investimentos e técnicas aprimoradas nas lavouras.

Algodão

O algodão no estado de São Paulo encontra-se concentrado em dois polos: primeiramente, na região de Avaré. Recentemente, também na região de Riolândia e Martinópolis, municípios onde o cultivo ocorre mais tardiamente.

Leia também: Estimativa de safra: produção paulista de grãos terá redução de 7,5%

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!