Outro produto tradicional no consumo dos brasileiros, o feijão apresenta cenários diversos nas lavouras cultivadas nesta primeira safra pelo país. Em São Paulo as condições gerais, até o momento, são de bom aspecto fitossanitário. Os efeitos das altas temperaturas e baixas precipitações foram amenizados pelo uso de irrigação. Já em Minas, esse cenário de calor e irregularidade de chuvas trazem impactos nas operações de implantação e de manejo das lavouras. Ainda assim, somadas as 3 safras da leguminosa a expectativa é de uma produção de 3,1 milhões de toneladas.
Culturas de Inverno
Nas culturas de inverno, foi identificada queda na produtividade em quase todos os produtos quando comparada à última safra. Para o trigo, principal produto, as chuvas volumosas, ventanias, granizo, enchentes, muita nebulosidade e poucos dias com sol dificultam a conclusão da colheita no Rio Grande do Sul. O volume de produção está estimado em 8,1 milhões de toneladas.
Tendência do Clima
Nesta terça-feira (12/12), o dia será de sol, poucas nuvens e tempo firme em todas as regiões gaúchas. As temperaturas sobem mais e faz calor à tarde, principalmente nos municípios do interior gaúcho. Pode ventar no litoral com rajadas moderadas de 40 a 50 km/h.
A tendência é que a frente fria se afaste para alto-mar transportando um pouco mais de umidade para as cidades do sul e oeste do RS. Dia de muitas nuvens e chuva a qualquer hora em Uruguaiana, com temporais à tarde; mesmo com a chuva o ar fica abafado. Dia ainda marcado por sol e pancadas mais concentradas entre tarde e noite, de maneira mais irregular em cidades do extremo noroeste, região central e sul do RS. Porto Alegre e região serrana e o litoral norte, seguem com tempo firme.
Veja mais sobre o clima no Brasil aqui
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!